As atividades administrativas realizadas na Reitoria da Ufes estão sendo retomadas nesta segunda-feira, 5, depois que estudantes desocuparam o prédio na última sexta-feira, 2. Eles se manifestavam por reivindicações relacionadas aos restaurantes universitários. Uma comissão designada pelo reitor, Paulo Vargas, formada por servidores e três representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), realizaram uma vistoria para verificar as condições da edificação, do mobiliário e dos equipamentos de trabalho após a desocupação.
Antes de deixar o prédio, os estudantes limparam os três andares da Reitoria e pintaram as paredes que continham pichações. A limpeza foi pactuada em reunião realizada no dia 31 de maio, no Centro de Ciências da Saúde, no campus de Maruípe, com a presença do reitor Paulo Vargas, do vice-reitor Roney Pignaton, de pró-reitores e outros assessores, além de 20 representantes estudantis.
Todas as salas foram vistoriadas pela comissão, exceto as que se mantiveram trancadas durante a ocupação. A conclusão dos trabalhos da comissão é prevista para esta segunda feira, após os servidores assumirem seus postos de trabalho e verificarem se há irregularidades que não puderam ser observadas pela comissão, relacionados ao patrimônio da Ufes ou mesmo a objetos pessoais.
Um relatório sobre as condições encontradas na Reitoria está sendo confeccionado pela comissão e, após assinatura de todos os integrantes, será encaminhado ao reitor para análise.
Universidade Federal do Espírito Santo