Disciplina de Empreendedorismo é ofertada para estudantes de todos os cursos da Ufes

02/03/2020 - 15:49  •  Atualizado 03/03/2020 20:03
Compartilhe

Estudantes ingressantes ou veteranos interessados em aprender mais sobre estratégias empresariais, análise do mercado, riscos e desenvolvimento de negócios podem se matricular na disciplina de Empreendedorismo, disponível para alunos de quaisquer cursos da Ufes. As aulas têm início no dia 10 de março, e a opção pela matéria deve ser feita durante o período de ajuste de matrícula relativo ao semestre letivo 2020/1, que vai de 12 a 18 do mesmo mês.

Os interessados em se matricular devem buscar pelo código da disciplina, que é EPR-07936. Serão oferecidas 40 vagas, e os encontros acontecerão às terças e quintas-feiras, das 18 às 20 horas, no prédio do CT-12 (em frente ao Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos – Labpetro), no campus de Goiabeiras da Ufes.

O conteúdo é organizado e ministrado pela professora do Departamento de Engenharia de Produção Miriam de Magdala, em parceria com empresários do ecossistema capixaba de empreendedorismo e inovação. Neste semestre, as atividades recebem o apoio da professora do Departamento de Pediatria Ingrid Kandler. “A participação da Ingrid vem reforçar o caráter multidisciplinar dessa disciplina e atrair mais alunos de outros centros, além do tecnológico”, destaca Miriam de Magdala.

Programa

Na primeira aula, os estudantes serão introduzidos ao vocabulário utilizado no meio empreendedor, como ecossistema, startups e CEO. Além disso, conhecerão o programa da disciplina, que inclui conceito de empreendedorismo e sua relação com inovação, perfis comportamentais, identificação de problema a ser solucionado e hipóteses, financiamento, questões jurídicas e societárias de startups, e vendas e exponencialidade. No decorrer do semestre, haverá encontros com empreendedores que apresentarão seus cases.

O estudante Lesley Sabaini, do curso de Comunicação Social – Cinema e Audiovisual, pretende se matricular na disciplina neste ano, já que, em 2019, não conseguiu cursar por incompatibilidade de horários com outras matérias. Segundo ele, cursar Empreendedorismo será um complemento não só ao currículo, mas à vida. “Minha formação não prepara tão bem os alunos para serem empreendedores. Na vida real, muitos de nós acabamos lidando com clientes diversos e temos de estar preparados para isso. Sinto que preciso de mais formação e acredito que a disciplina irá me ajudar muito. Quem sabe uma ideia de negócio pode surgir?”, questiona.

Jhonatan Cruz, aluno do curso de Engenharia Elétrica, teve a experiência de cursar Empreendedorismo no ano passado. Para ele, que sempre se interessou pela área de negócios, as aulas foram uma forma de se capacitar melhor. “O grande diferencial é o modelo pensado porque, além da parte teórica, temos a presença de empreendedores reais, geralmente do ecossistema capixaba, que dividem conosco um pouco da sua história de sucesso. Além disso, os alunos colocam a mão na massa, criando startups ao longo da disciplina”, lembra ele, que é fundador da equipe EVA, vencedora na categoria Negócios Sociais do Desafio Renault Experience 2018/2019.

Para a professora Miriam de Magdala, a importância da disciplina está em apresentar aos estudantes um pensamento contemporâneo, para que eles não pensem em soluções apenas com o objetivo de ganhar dinheiro: “Isso é mais do mesmo. A gente tem que pensar no desenvolvimento sustentável, no tripé sustentabilidade financeira, equidade social e proteção ao meio ambiente simultaneamente”, conclui.

Projeto

A oferta da disciplina faz parte do projeto Empreendedorismo na Ufes, aprovado no final de dezembro de 2018 com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo entre alunos da Universidade e, com isso, impactar positivamente a economia capixaba e criar a cultura empreendedora nos estudantes.

Outras iniciativas que fazem parte do projeto são a criação de um programa de incubação de empresas inovadoras; a criação de um programa de incubação científica; o apoio a Empresas Juniores; a parceria com o Sebrae para execução de cursos e consultorias; a realização de capacitação para empreender; e o fortalecimento da marca Ufes em produtos diversos.

Mais informações sobre o projeto Empreendedorismo na Ufes estão disponíveis no site http://empreendedorismo.ufes.br/.


Na foto, a aula de encerramento da disciplina em 2019.

 

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho