Pesquisadores da Ufes e do Ifes lançam índice sobre a qualidade do emprego formal no estado

14/11/2019 - 19:50  •  Atualizado 19/11/2019 11:53
Compartilhe

Pesquisadores da Ufes e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) que integram o Observatório do Desenvolvimento Capixaba (ODC) lançaram o Índice de Qualidade do Emprego Formal no Espírito Santo (IQEF-ES). O estudo mede a qualidade do emprego formal nos 78 municípios capixabas no período de 2006 a 2017. O evento de lançamento foi realizado na quarta-feira, 13, no auditório do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em Vitória.

O Observatório do Desenvolvimento Capixaba é um grupo de pesquisa que reúne os professores do Departamento de Economia da Ufes Ednilson Felipe e Celso Bissoli; e os professores do Ifes Érika Leal, Rodrigo Medeiros, Luiz Henrique Lima Faria, Rafael Teixeira e Daniel Leite.

O IQEF-ES é composto de três dimensões: economia, oportunidade e sofisticação. O material foi elaborado com base nos dados do Relatório Anual de Informações Sociais (Rais) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), durante o período de 2006 a 2017.

Políticas públicas

Todos os 78 municípios do Espírito Santo tiveram seu índice calculado pelos pesquisadores. Dessa maneira, os gestores públicos e a sociedade poderão conhecer a evolução da qualidade do emprego formal de cada localidade no período analisado. Além disso, a partir do índice, é possível elaborar políticas públicas voltadas a grupos específicos da população, como os jovens.

Na dimensão oportunidade, por exemplo, o IQEF mediu a inserção de jovens e de mulheres e o acesso ao primeiro emprego. Em sofisticação, os pesquisadores identificaram aumento do nível educacional dos trabalhadores, ao medir a taxa relativa de escolaridade qualificada.

O índice apresenta ainda as mudanças decorrentes dos momentos de crescimento e de crise econômica, o que reflete na qualidade do emprego formal. Mais informações sobre o trabalho do Observatório do Desenvolvimento Capixaba estão disponíveis em desenvolvimentocapixaba.net.

 

Com informações do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)