A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania publicou nesta terça-feira, 31, três editais para contemplar com auxílios financeiros estudantes que aguardam na lista de espera para ingressar no Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes-Ufes), além de estender os benefícios a novos estudantes. A ampliação do Proaes, com a destinação de mais recursos para a Assistência Estudantil, foi anunciada pelo reitor Paulo Vargas na última quarta-feira, 25.
Foram publicados os seguintes editais:
- Chamada de Ativação de Cadastro de Estudantes em Lista de Espera
- Chamada de Cadastro para Ingressantes em 2020/2 e 2021/1 Cotistas de Renda
- Chamada de Cadastro para Estudantes Não Cotistas de Renda e Cotistas de Renda Ingressantes do Sisu Anteriores a 2020/2.
Os alunos interessados em realizar o cadastro devem enviar a documentação exigida em edital por meio do Portal da Assistência Estudantil (ae.ufes.br) no período de 1º a 10 de setembro de 2021.
Público-alvo
A primeira chamada é destinada a estudantes que entraram em lista de espera do Proaes para o semestre 2021/1, dos cursos presenciais de graduação cadastrados em lista de espera referente aos editais 04/2018, 01/2019, 07/2019 e 02/2020 da Proaeci, com renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo per capita.
Já a Chamada de Cadastro para Ingressantes em 2020/2 e 2021/1 Cotistas de Renda contempla estudantes dos cursos presenciais de graduação, cotistas de renda (modalidades L1, L2, L9 e L10), ingressantes do Sisu 2020/2 e 2021/1, com renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo per capita.
E a Chamada de Cadastro para Estudantes Não Cotistas de Renda e Cotistas de Renda Ingressantes do Sisu Anteriores a 2020/2 se destina a estudantes dos cursos presenciais de graduação, não cadastrados (não cotistas de renda e cotistas de renda ingressantes do Sisu anteriores a 2020/2 e 2021/1) com renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo per capita.
Todas as informações sobre os três editais, sobre os prazos de análise da documentação e recurso, e data de divulgação do resultado final de cada chamada estão disponíveis no site da Proaeci.
A ampliação dos recursos destinados à assistência estudantil foi possível a partir do descontingenciamento e desbloqueio de parte do orçamento da Universidade. Essas restrições orçamentárias impediram a abertura de edital de cadastro no Proaes neste ano, o que afetou especialmente os ingressantes dos semestres 2020/2 e 2021/1.
As projeções são de que sejam incluídos no pagamento de auxílios financeiros os 1.021 estudantes que aguardam na lista de espera do Programa. Além disso, está previsto o lançamento de um novo edital que contemple entre mil e dois mil novos beneficiários.
O Proaes-Ufes reúne auxílios que proporcionem aos estudantes de graduação presencial condições que favoreçam a sua permanência na Universidade e a conclusão do curso superior, sem retenção ou evasão. Atualmente, 4.109 alunos da Universidade estão cadastrados no Programa, recebendo auxílios financeiros.
Texto: Thereza Marinho