Mais de 500 trabalhos científicos foram apresentados na 12ª Reunião Científica Regional Sudeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped-Sudeste), encerrada nessa quarta-feira, 13. O evento, organizado pelo Fórum Sudeste de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (Forpred-Sudeste), foi realizado no campus de Goiabeiras de 10 a 13 de julho, e trouxe como tema central “diálogos entre a pesquisa e as políticas de educação na atualidade”.
Na conferência de abertura, o professor da Unicamp Luiz Carlos de Freitas abordou a situação da Educação no contexto político atual do Brasil, e as reformas que estão sendo realizadas no âmbito do Ministério da Educação. Ao todo, cerca de mil estudantes e pesquisadores participaram da Anped-Sudeste, que contou com apresentações de 576 trabalhos científicos, entre comunicações orais e pôsteres, e nove mesas redondas. Segundo a coordenadora local do evento, Cleonara Maria Schwartz, a realização de um encontro reunindo 64 programas de pós-graduação em educação se apresentou como um imenso desafio, que foi superado graças ao empenho da equipe da Ufes e ao envolvimento dos alunos.
A Anped é uma associação sem fins lucrativos que congrega programas de pós-graduação stricto sensu em educação, professores e estudantes vinculados a estes programas e demais pesquisadores da área. Ela tem por finalidade o desenvolvimento da ciência, da educação e da cultura, dentro dos princípios da participação democrática, da liberdade e da justiça social.
Livros
Além da programação científica, o evento contou com o lançamento de cinco livros de autoria de pesquisadores de diversas instituições do país. Veja os títulos:
Conselho escolar e as possibilidades de diálogos e convivência: o desafio da violência na escola, de Maria Cecília Luiz (UFSCar);
Criar e brincar: o lúdico no processo de ensino-aprendizagem, de Maria Vitoria Campos Mamede Maia (UFRJ);
Quem faz a Educação? Narrativas, conhecimentos e táticas de professores da escola pública, de Simone da Silva Ribeiro (UFJF);
Violência curricular e a práxis libertadora na escola pública, de Valter Martins Giovedi (Ufes);
Desafios para a educação democrática e pública de qualidade no Brasil, de Samuel Mendonça (PUC Campinas) e José Aguiar Nobre (PUC Rio).
Texto: Patrícia Garcia, com informações da Anped
Edição: Ana Paula Vieira
Foto: Patrícia Garcia