Ufes é destaque em ranking de eficiência administrativa do Ministério da Economia

29/10/2019 - 08:44  •  Atualizado 01/11/2022 09:21
Compartilhe

A Ufes ocupa a quarta posição no ranking Raio-X da Administração Direta, Autárquica e Fundacional, que avalia medidas de eficiência organizacional e administrativa na Administração Pública. O resultado final desse ranking, elaborado a partir de dados referentes ao ano de 2018, foi disponibilizado neste mês pelo Ministério da Economia por meio do site raiox.economia.gov.br.

Veja esta e outras matérias na edição 550 do jornal Informa.

A pesquisa foi realizada pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, com a participação de 185 órgãos do Poder Executivo e da Administração Direta, incluindo autarquias e fundações públicas. Foram avaliados itens como custeio administrativo, utilização de imóveis, pessoal (servidores efetivos e terceirizados), compartilhamento de serviços, adoção de processos de transformação digital, entre outros.

Para o reitor Reinaldo Centoducatte, esse Raio-x reflete o resultado de ações adotadas pela Administração Central da Universidade para atenuar os efeitos do contingenciamento de recursos que atingiram a instituição nos últimos anos.

“Na gestão de crise, começamos a buscar outras alternativas, diferentes daquelas que já vínhamos implementando, para reduzir custos e manter a prestação de serviços de forma adequada, principalmente das funções da Universidade, que são as atividades de ensino, pesquisa e extensão”, afirma.

Medidas

Dentre as medidas adotadas, estão o redimensionamento de contratos com empresas terceirizadas, alcançando uma redução de até 25% em seus valores; a redução de gastos com itens de consumo e serviços; a redução do contrato de vigilância a partir do convênio firmado com a Polícia Militar; a redução do contrato de limpeza e manutenção de áreas externas a partir de convênio firmado com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) para a utilização de mão de obra de internos do regime semiaberto; e a realização de campanhas para orientar as unidades acadêmicas e administrativas quanto à necessidade da redução do consumo, visando à economicidade.

“Nossas equipes trabalham continuamente para melhorar os processos e otimizar os recursos disponíveis, tornando a gestão mais eficiente. O apoio dos diretores, pró-reitores e gestores de unidades administrativas e acadêmicas foi fundamental para atingirmos esse resultado, que demonstra que estamos no caminho certo”, afirma a pró-reitora de Administração, Teresa Carneiro.


Texto: Thereza Marinho
Foto: Ana Paula Vieira