Vice-reitora participa de reunião de criação de Centro para ajuda aos desabrigados

24/12/2013 - 09:52  •  Atualizado 26/12/2013 07:31
Compartilhe
Por Thereza Marinho, com informações e foto do Governo do Estado
 
A vice-reitora da Ufes, Ethel Maciel, participou na segunda-feira, dia 23, de uma reunião no Palácio Anchieta na qual o governador Renato Casagrande anunciou a criação de um Centro de Operações no Corpo de Bombeiros, como parte das ações de apoio aos municípios afetados pelas chuvas que ainda atingem o Estado. O objetivo é integrar ainda mais o trabalho das forças estaduais que estão nas atividades de envio de suprimentos e de medicamentos, salvamento e transporte de enfermos, entre outras.
 
“Estamos alcançando todas as regiões que pedem auxílio estadual, seja por terra, pelo ar ou pelos rios. O importante é conseguirmos fazer chegar os itens de necessidade básica para que as pessoas tenham conforto, sejam bem acolhidas. Temos que salvar vidas”, afirmou o governador.
 
Ao todo, 500 homens do Corpo de Bombeiros estão atuando em diversos pontos do Espírito Santo. Junto a eles, mais 72 homens da Força Nacional de Bombeiros e 23 homens do Exército Brasileiro reforçam a ajuda humanitária. Há também seis homens da Marinha e quatro geólogos do Governo Federal. Durante o encontro, a Polícia Rodoviária Federal anunciou que cederá uma aeronave própria para integrar as equipes de trabalho do Governo no atendimento aos municípios.
 
Ufes Solidária
 
A Ufes, por meio de seus servidores e estudantes, também está engajada no apoio às vítimas das chuvas. Desde segunda-feira, 23, a Universidade iniciou a ação Ufes Solidária, que tem o objetivo de incentivar e captar doações para os milhares de desabrigados. 
 
Uma das iniciativas emergenciais definidas foi realizar a coleta de alimentos nos supermercados da região norte de Vitória. A Ufes também abriu um posto de coleta de alimentos, roupas e outros materiais em frente ao Teatro Universitário, com plantão de estudantes e servidores que receberão as doações.
 
Nesta terça-feira, 24, a Ufes, em parceria com a Cruz Vermelha e com o apoio da Cônica Eventos, abriu outro posto de coleta de doações no estacionamento da Praça dos Desejos, próximo à Praça da Ciência. Todos os produtos arrecadados estão sendo entregues à Defesa Civil do ES para que sejam conduzidas aos municípios mais necessitados.
 
Além da ação local, por meio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) o reitor Reinaldo Centoducatte enviou pedido às demais universidades federais brasileiras, para que contribuam com doações e outras formas de colaboração possíveis de curto e longo prazo.