Cartilha orienta sobre alimentação para aumentar a imunidade de diabéticos, hipertensos e asmáticos

13/04/2020 - 18:02  •  Atualizado 15/04/2020 11:08
Compartilhe

"Nutrição em época da coronavírus: orientações para indivíduos com diabetes, hipertensão e asma" é o título da cartilha lançada pelo Grupo de Pesquisa em Nutrição, Saúde do Trabalhador e Doenças Crônicas, do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde (PPGNS) da Ufes. Em linguagem acessível, o material on-line traz dicas importantes para a pessoa que tem uma dessas doenças crônicas buscar, por meio da alimentação, fortalecer o organismo neste momento de pandemia por coronavírus.

“Nosso objetivo é contribuir para o controle dessas doenças. O hipertenso não deve deixar de tomar seus medicamentos, mas pode melhorar sua imunidade cuidando da alimentação e, se for acometido pelo coronavírus, não ter os sintomas agravados pela hipertensão”, exemplifica a coordenadora do PPGNS e uma das autoras da cartilha, Luciane Bresciani. Ela lembra que isso se aplica ao diabético e a quem tem asma. “A dieta é 50% do tratamento”, afirma.

A cartilha traz dicas como consumir alimentos naturais e optar pela preparação caseira, evitando produtos industrializados e embutidos. Há também orientações sobre o consumo de carboidratos, sódio, vegetais, fibras e proteínas, entre outros itens. “A regra básica é o consumo de alimentos in natura, minimamente processados”, diz a coordenadora. Ela acrescenta: “Costumo dizer que temos que desembrulhar menos e descascar mais. E, neste período de isolamento social, pode ser um bom momento para melhorar nossas práticas culinárias e, se possível, cozinhar em família”. 

Higienização

A higienização das verduras, legumes e frutas, especialmente neste momento de pandemia, precisa ser cuidadosa. Os alimentos devem ser colocados numa solução de uma colher de sopa de cloro para cada litro de água. Após quinze minutos nessa solução, devem ser lavados novamente em água corrente.  


Texto: Sueli de Freitas
Edição: Thereza Marinho