Lauro Vasconcellos Filho vence consulta eleitoral para superintendente do Hucam

28/04/2023 - 12:51  •  Atualizado 01/05/2023 00:09
Compartilhe

O professor do Departamento de Clínica Médica da Ufes Lauro Vasconcellos Filho ficou em primeiro lugar na consulta eleitoral para superintendente do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam-Ufes). O médico nefrologista, que compunha a Chapa 2, obteve 53,58% dos votos válidos. A professora do mesmo departamento e médica reumatologista Valéria Valim, da Chapa 1, ficou em segundo lugar, com 46,42%.

A votação foi realizada na terça e quarta-feira (dias 25 e 26) e a apuração foi finalizada nesta quinta-feira, 27. Segundo a presidente da comissão da consulta eleitoral do Hucam, Cida Alves, o processo transcorreu com tranquilidade e contou com a participação de 2.025 pessoas. Votaram 173 servidores docentes, 344 servidores técnico-administrativos em educação (TAEs), 579 estudantes membros da comunidade acadêmica do Hucam e 929 empregados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Conheça o resultado parcial, por categoria.

Em entrevista à TV Ufes, Alves explica que “o superintendente tem a função, juntamente com o reitor e o chefe de departamento do CCS, de formular requisitos e normas, para mestrandos e doutorandos, além da residência multiprofissional. Ele cuida da vida acadêmica dessas pessoas e dos servidores da Ufes e empregados públicos da Ebserh”. O mandato do novo superintendente vai de 2023 a 2027.

Próximas etapas

Pelo calendário da consulta eleitoral é possível haver recurso contra o resultado até terça-feira, dia 2 de maio. Eventuais pedidos de impugnação e informação serão julgados pela comissão eleitoral até quinta-feira, 4. O resultado será encaminhado ao Conselho Universitário, que apreciará o resultado da consulta em reunião agendada para o dia 25 de maio.

Após essa apreciação, o reitor da Ufes, Paulo Vargas, encaminhará a sugestão ao presidente do Ebserh, Arthur Chioro. Mais detalhes sobre as regras da consulta eleitoral estão disponíveis na Resolução do CUn nº 31/2022.

 

Texto: Lidia Neves
Foto: Arquivo pessoal

Edição: Thereza Marinho