Neab promove minicurso sobre Branquitude, Relações Raciais e Educação

09/08/2016 - 17:31  •  Atualizado 11/08/2016 17:30
Compartilhe

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Ufes (Neab) realiza nesta sexta-feira, 12, das 14 às 18 horas, o minicurso "Branquitude, Relações Raciais e Educação”. O evento será realizado no auditório do Centro de Educação da Ufes (IC-IV), no campus de Goiabeiras, e os interessados podem se inscrever pelo e-mail neabufescursos@gmail.com.

A aula será ministrada pelo professor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Sergio Pereira dos Santos, pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Relações Raciais e Educação (Nepre/UFMT) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab/Ufes). Ele abordará o estudo, a problematização e a compreensão dos conceitos de branquitude no contexto das relações raciais brasileiras marcadas por assimetrias entre sujeitos de marcas raciais distintas, negros e brancos.

O objetivo do estudo é identificar como tais conceitos constituem, em dadas condições sociais, econômicas, políticas e culturais, a formação dos sujeitos no que tange à construção de suas subjetividades ao longo da vida, principalmente nas trajetórias educacionais.

O Neab, criado em 1980, realiza projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão referentes às questões da população afrodescendente. Além disso, o Núcleo desenvolve atividades interdisciplinares e cursos de formação de professores com objetivo de contribuir para a efetiva aplicação da Lei 10.639/03, que determina para a educação brasileira o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em todos os níveis e participa da Comissão de Avaliação do Sistema de Reserva de Vagas da Ufes, contribuindo para a discussão e implementação do sistema de cotas na Universidade.

Mais informações sobre o minicurso podem ser obtidas pelo telefone 4009-2957.

Texto: Letícia Nassar
Edição: Thereza Marinho