Programa de Iniciação Científica bate novo recorde de inscrições

10/06/2020 - 19:20  •  Atualizado 12/06/2020 10:15
Compartilhe

Pelo segundo ano consecutivo, o Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC) da Ufes bateu recorde de inscrições. Foram 1.559 subprojetos de pesquisa científica inscritos para serem desenvolvidos por estudantes sob orientação de professores da graduação. O resultado final da seleção será publicado no dia 29 de julho.

"Mesmo o processo seletivo acontecendo em meio à pandemia, tivemos muito envolvimento dos alunos e professores”, afirmou o diretor de Pesquisa da Ufes, Fábio Luiz Partelli. Ele também destacou que o número de inscritos e a quantidade superior a 85% de propostas já com alunos indicados foram dois ótimos resultados. “A divulgação do PIIC foi planejada, o que garantiu essa participação. Só tenho a agradecer aos parceiros do Departamento de Pesquisa, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, da Pró-Reitoria de Graduação, do Comitê de Iniciação Científica e da Superintendência de Comunicação da Ufes”, afirmou Partelli.

O PIIC tem como objetivos incentivar a carreira acadêmica e estimular o interesse pela ciência, preparando os universitários para a pós-graduação ou mesmo qualificando-os para melhor atuação no mercado de trabalho.

Bolsistas e voluntários

Existem duas modalidades de participação no PIIC: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic). A diferença entre eles é que no Pivic os estudantes não recebem bolsa. Já no Pibic, os alunos recebem uma bolsa mensal entre R$ 400 e R$ 600 durante 12 meses.

De acordo com Partelli, neste ano devem ser mais de 500 bolsas oferecidas. O número é estimado, pois o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) ainda estão com editais abertos. Já as bolsas internas, da Ufes e do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP/Ufes), devem se manter no mesmo número do ano passado: 225 e 100, respectivamente.

 

Texto: Sueli de Freitas
Edição: Thereza Marinho