Publicação de artigos científicos na Ufes cresce mais de 239% em 11 anos

08/07/2020 - 19:33  •  Atualizado 01/11/2022 09:21
Compartilhe

Num período de 11 anos, a Ufes teve um crescimento de 239,23% em publicação de artigos científicos, segundo levantamento do Departamento de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) feito na base Scopus, uma das mais conceituadas e reconhecidas no meio acadêmico. Para se ter uma ideia do bom desempenho da Universidade, no mesmo período, o aumento das publicações brasileiras atingiu 98,94%.

Os dados são do último dia 3 de julho, reunindo os artigos cadastrados na base Scopus desde 2009 até 2019. Na comparação com 2018, que fechou com 1.008 publicações, 2019 já superou o ano anterior com 1.055 artigos publicados. “Como ainda devemos ter mais publicações científicas que ainda não entraram no sistema Scopus, os números de 2019 devem crescer ainda mais”, afirma o diretor de Pesquisa da PRPPG, Fábio Luiz Partelli. “E complementa: se a tendência de crescimento nas publicações for mantida, o quantitativo passará de 1.300 em 2020”, prevê Partelli.

Na série histórica desde 2009, o crescimento médio da Ufes foi de 21,76% ao ano, superior à média do Brasil de 8,99% e à média da China, que beira os 15%. Em números reais, o Brasil está entre os 15 países que mais publicam artigos científicos, com mais de cem mil em 2019. Os Estados Unidos é o campeão com mais de 800 mil artigos, seguido pela China com mais de 650 mil.

Avaliação

Na avaliação do professor Partelli, o crescimento das publicações na Ufes é fruto do empenho dos professores, técnicos e estudantes, especialmente os envolvidos nas áreas de iniciação científica e pós-graduação. Ele também destaca que, para a Universidade, a produção científica é um diferencial na classificação em rankings de qualidade, pois mostra que a pesquisa caminha junto com a formação de recursos humanos, desde a graduação até o mestrado e o doutorado.

“Os artigos científicos são resultados das pesquisas realizadas nas mais diversas áreas das ciências aplicadas ou das ciências básicas, com alunos que estão na iniciação científica, na pós-graduação e em intercâmbio científico constante com instituições do estado, do Brasil e do mundo. Muitas publicações são em parceria com instituições de ensino de outros países. Então, essa produção científica mostra para a sociedade a qualidade do que estamos fazendo na Ufes”, afirma o professor.

Segundo Partelli, a maior parte dos artigos científicos publicados na Ufes, assim como no Brasil, são das áreas de Agricultura, Biologia e Medicina. As pesquisas são realizadas com financiamentos de instituições como a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Também contam com apoio da iniciativa privada e de outros parceiros governamentais.

 

Texto: Sueli de Freitas
Imagem: Agência Fapesp
Edição: Thereza Marinho