Já está em operação o novo sistema institucional para envio dos relatórios anuais de programas e projetos de extensão.
A nova ferramenta, desenvolvida pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) em parceria com o Laboratório de Práticas em Engenharia de Software Ricardo de Almeida Falbo (LabES), tem como objetivo tornar o processo de relatório mais organizado, seguro e eficiente, tanto para as coordenações quanto para a gestão da extensão universitária.
Até então, os relatórios eram enviados por meio de formulário, o que dificultava o acompanhamento de prazos e impossibilitava a consolidação sistematizada das informações por parte da pró-reitoria. Com o novo sistema, o processo passa a ser realizado em um ambiente digital, permitindo melhor controle das datas, histórico dos relatórios e organização dos dados. Devido a isso, a Proex suspendeu o envio de relatórios via formulários.
De acordo com o pró-reitor de Extensão, Ednilson Felipe, a iniciativa representa um avanço importante na gestão da extensão. “O novo sistema foi pensado para facilitar o trabalho dos coordenadores e ao mesmo tempo qualificar a gestão da extensão na universidade. Com dados consolidados, conseguimos planejar melhor, avaliar os impactos das ações extensionistas e fortalecer as políticas públicas de extensão”, destaca.
O sistema deverá ser utilizado para o envio anual dos relatórios de atividades. Para as ações do tipo evento e curso, o relatório continuará sendo feito no Sistema de Informações de Extensão (Sigex).
Integração
Segundo Ednilson, a intenção para um futuro próximo é integrar todas as etapas de registro, relatório e certificado em um único ambiente. “Estamos com essa parceria com o LabES e também em conversas regulares com a Superintendência de Tecnologia da Informação da Ufes para juntos construirmos soluções cada vez mais automatizadas e simplificadas para os coordenadores de extensão”, explicou.
Para apoiar as coordenações no uso da nova plataforma, a Proex irá disponibilizar em seu canal do Youtube um tutorial com orientações passo a passo sobre acesso, preenchimento e envio do relatório. Em caso de dúvidas, as coordenações também podem entrar em contato com a equipe da Proex pelos canais institucionais de atendimento.
Imagem: Freepik
Universidade Federal do Espírito Santo