Reitor vai ao MEC discutir cortes no orçamento da Ufes

10/07/2015 - 17:58  •  Atualizado 15/07/2015 18:16

Com o objetivo de discutir os cortes provocados pelo Ministério da Educação (MEC) no orçamento da Ufes para 2015, o reitor Reinaldo Centoducatte agendou uma reunião no MEC para a próxima terça-feira, 14 de julho, na qual estará acompanhado dos pró-reitores de Administração, Eustáquio de Castro, e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Anilton Salles.

O Ministério anunciou um corte de até 47% nas despesas de capital e 10% nas despesas de custeio. Segundo levantamento da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), somente foram preservadas as verbas destinadas ao pagamento de servidores, ao custeio dos hospitais, à assistência estudantil e à residência médica.

Na reunião, o reitor e os pró-reitores vão apresentar as planilhas da Ufes para despesas e investimentos e informar ao MEC que as dificuldades já sofridas desde o início do ano não podem se agravar. “Não há como manter as atividades da Universidade com tais cortes. Crescemos muito em ações e estruturas nos últimos anos e há custos que não podemos reduzir”, afirma o reitor Reinaldo Centoducatte.

Contratos

Desde o início do ano, quando foram anunciadas as medidas de contingenciamento, a Reitoria vem redimensionando os grandes contratos da Universidade, sempre com o objetivo de não interromper as atividades dos quatro campi e do Hospital Universitário, a exemplo do que vem ocorrendo em outros estados.

O reitor Reinaldo Centoducatte informou ainda, que envidará todos os esforços para preservar as atividades na Ufes e levará para Brasília as planilhas de custo, cujos estudos foram feitos pelas equipes das Pró-Reitorias de Administração e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, com a intenção de defender a manutenção de todas as atividades essenciais da Universidade.

Após a reunião do dia 14, será emitido um comunicado oficial da Ufes informando a toda a comunidade acadêmica o resultado final da reunião. Na sequência, será agendada uma entrevista coletiva, na qual o reitor vai informar à sociedade capixaba sobre as medidas a serem adotadas pela Instituição.