Ufes e Sedu em parceria para qualificar a formação na Educação Básica

22/07/2015 - 14:01  •  Atualizado 23/07/2015 18:09
Foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (22) a portaria conjunta Sedu/Ufes nº 001-S, que estabelece uma parceria interinstitucional entre a Universidade Federal do Espírito Santo e a Secretaria Estadual de Educação. Para tanto, atendendo a uma demanda da Sedu, foi criada uma comissão formada por representantes das duas instituições. A colaboração da Ufes se dará principalmente nas ações de qualificação na formação de professores de Educação Básica.

Por parte da Ufes, compõem a comissão o pró-reitor de Planejamento Anilton Salles, a pró-reitora de Graduação Maria Auxiliadora Corassa, e os diretores do Centro de Ciências Exatas Armando Biondo Filho, do Centro de Ciências Humanas e Naturais Renato Rodrigues Neto e do Centro de Educação Claudia Gontijo. Tais centros são os principais responsáveis pelo oferecimento de cursos de licenciatura.

Além do curso de Pedagogia, a Ufes oferece os cursos de licenciatura formando professores de Ciências Biológicas (Vitória e Alegre); Ciências Sociais; Filosofia; Música; Geografia; História; Letras Português, Inglês, Espanhol, Francês e Italiano; Matemática (Vitória e São Mateus); Química (Vitória, Alegre e São Mateus); Física (Vitória, Alegre e São Mateus); Educação Física; Artes Visuais; Educação do Campo (Vitória e São Mateus) e Licenciatura Intercultural Indígena (Aracruz). E há ainda os cursos de graduação oferecidos pela Secretaria de Educação a Distância: Artes Visuais, Biologia, Filosofia, Física, História, Pedagogia e Química.

Anualmente, a Ufes forma cerca de 15 mil professores para atuarem na Educação Básica, tanto no ciclo inicial de aprendizagem quanto no Ensino Médio. Por meio da parceria, a expectativa da Universidade é contribuir com suas atividades de ensino, pesquisa e extensão para melhorar a qualidade da educação básica oferecida pela rede pública no estado.

Texto: Ana Paula Vieira