Ufes inaugura primeira pista de atletismo de padrão internacional do ES

28/03/2016 - 17:09  •  Atualizado 29/03/2016 17:58

O Espírito Santo já conta com uma pista de atletismo de padrão internacional. O espaço, localizado na Ufes, no campus de Goiabeiras, foi inaugurado nesta segunda-feira, 28. A pista é a única com certificação internacional classe 2 do Estado.

Participaram da solenidade - que também marcou a entrega de um novo piso para o ginásio de esportes - o reitor Reinaldo Centoducatte; o sub-secretário Estadual de Esportes, Fábio Luiz Magalhães; e o presidente da Federação Capixaba de Atletismo, Eliseu do Monte; entre outras autoridades acadêmicas, atletas, professores, servidores e estudantes da Ufes.

A diretora do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), Zenólia Figueiredo, explicou que, para ser considerada oficial, uma pista deve atender a todas as dimensões determinadas nas Regras Oficiais de Competição da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). A pista da Ufes foi avaliada por técnicos da Associação e receberá o Certificado de Aprovação IAFF – Classe 2.

Atualmente, o Brasil conta com nove pistas certificadas como classe 1 e 31 classe 2 (agora 32), sendo 11 na região Sudeste: quatro em São Paulo, quatro no Rio de Janeiro; duas em Minas Gerais e uma no Espírito Santo.

“Nossa pista passa a oferecer a única oportunidade do Estado receber competições internacionais, de qualquer nível. A pista pode abrigar diferentes atividades relacionadas ao atletismo e contribuir para a democratização desta prática, iniciação ao atletismo, treinamento de alto nível e, consequentemente, o aprimoramento do atletismo capixaba”, afirmou Zenólia.

Economia

A obra de construção da pista, iniciada em janeiro de 2013, foi financiada com recursos do Ministério do Esporte.

O reitor Reinaldo Centoducatte destacou que a eficiência na gestão dos recursos para a construção da pista: “Nós tínhamos uma dotação de R$ 8,9 milhões para construir a pista e gastamos R$ 5,7 milhões. Nós economizamos. Isso é o resultado do processo de gestão forte, atuante e responsável. É um momento de vitória em um cenário de crise”.

O reitor ressaltou ainda que a inauguração da pista significa possibilidades concretas de parcerias entre as instituições para a utilização do espaço. “Isso certamente trará benefícios para a sociedade capixaba”, disse.

O sub-secretário Estadual de Esportes, Fábio Luiz Magalhães, afirmou que a nova pista traz motivação para quem atua no setor: “Hoje, atuando no setor público, tenho acompanhado como é difícil fazer esporte. Essa obra é importante não só para o Espírito Santo, mas para o Brasil”.

Utilização

A pista de atletismo poderá ser utilizada tanto pela comunidade universitária quanto pela comunidade externa. As normas de funcionamento e utilização do espaço foram aprovadas pelo Conselho Departamental do CEFD e estão publicadas no site do Centro ( www.cefd.ufes.br) no link http://www.cefd.ufes.br/content/pista-de-atletismo-0

O documento com as normas também disponível em arquivo anexado abaixo.

Na foto, alguns atletas e paratletas capixabas utilizam a pista pela primeira vez.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Jorge Medina