'Por que depomos presidentes?' é tema de palestra nesta quinta-feira

05/12/2016 - 17:13  •  Atualizado 08/12/2016 17:21

O historiador e escritor José Murilo de Carvalho estará na Ufes nesta quinta-feira, dia 8, para ministrar a palestra “Por que depomos presidentes?”. O evento será realizado às 19 horas, no auditório Manoel Vereza do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), no campus de Goiabeiras.

Considerado um dos mais importantes pesquisadores de ciências humanas do Brasil, Carvalho abordará a temática lembrando que a queda de presidentes aconteceu outras vezes na história da política brasileira, principalmente na República.

“Isso sugere que a queda de presidentes no Brasil vai além de uma questão conjuntural. Existe uma questão colocada na nossa própria história política que será avaliada”, destaca uma das coordenadoras do evento, a professora do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS), Adriana Campos.

O evento acadêmico é uma promoção dos programas de pós-graduação em História e Direito; do Laboratório História, Poder e Linguagens da Ufes; e da Biblioteca Pública do Espírito Santo.

Produção científica

Membro da Academia Brasileira de Letras, o pesquisador José Murilo de Carvalho é responsável por elevada produção científica. Também membro da Academia Brasileira de Ciências, é autor de obras premiadas e reconhecidas internacionalmente, entre elas A Formação das Almas (1990) e A Cidadania no Brasil (2001). Recebeu os prêmios Jabuti, Banorte de Cultura Brasileira, e Casa de las Américas. Também recebeu o prêmio de Melhor Livro de Ciências Sociais em 1987, pelo livro Os Bestializados (1987).

Com sólida trajetória científica, José Murilo de Carvalho destaca-se nos meios acadêmicos do Brasil e do exterior, com atuação na Universidade de São Paulo, nas universidades federais de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, nas universidades de Londres, na Inglaterra; da Califórnia, nos Estados Unidos; de Leiden, na Holanda; de Notre Dame, na França; e de Stanford, na Inglaterra.

Texto: Luiz Vital