Ethel Maciel participa de criação de rede internacional de proteção à saúde

14/12/2016 - 17:11  •  Atualizado 16/12/2016 14:28

A professora Ethel Maciel, do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva e do Departamento de Enfermagem, também vice-reitora da Ufes, participa nesta quinta e sexta-feira, 15 e 16, da primeira reunião de criação da rede internacional de Compartilhamento de Pesquisas e Conhecimentos de Ações de Proteção Social (Sparks, sigla em inglês), em Estocolmo. Ela viaja a convite da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, e comporá o grupo de consultores que formarão a rede Sparks.

O objetivo é a formalização de uma rede global, que facilite os estudos e ações sobre o impacto da proteção social na saúde pública, principalmente nas doenças relacionadas à pobreza. Assim, com uma agenda prioritária internacional comum, será possível gerar evidências científicas mais amplas e mobilizar recursos financeiros para o avanço de novas pesquisas. Esta primeira reunião tem como objetivo a elaboração de um termo de referência para a atuação da rede Sparks pelos próximos três anos.

O evento ocorre na sede do Instituto Karolinska (foto), criado em 1810 para a formação de cirurgiões e responsável pela indicação dos vencedores do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina desde 1901.

Ethel Maciel tem graduação em Enfermagem pela Ufes, mestrado em Enfermagem de Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado em Saúde Coletiva/Epidemiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pós-doutorado em Epidemiologia pela Johns Hopkins University, nos Estados Unidos. Nacionalmente, ela é coordenadora da área de Epidemiologia da Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose, e, desde o início de 2016, participa do Grupo Técnico Assessor da Organização Mundial da Saúde para a Tuberculose, em Genebra.