Edufes inova ao lançar livros digitais

02/08/2013 - 18:07  •  Atualizado 05/08/2013 19:46

por Ana Paula Vieira

A Editora da Ufes (Edufes) realizou na noite da última quinta-feira, 1º de agosto, mais um lançamento coletivo de livros. Além das doze obras impressas, a Editora inovou ao lançar 20 títulos no formato digital. O lançamento reuniu professores, estudantes, técnico-administrativos da Ufes, além de familiares e amigos dos autores, na Galeria de Arte Espaço Universitário.

A superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes, Ruth Reis, destacou a modernização da Edufes e a importância do novo formato adotado: “A Edufes dá um grande passo ao lançar a versão digital dos livros. É um trabalho que está apenas começando e que projeta a Ufes na perspectiva da educação aberta, na qual o processo educacional é visto de forma permanente, o que exige novas atitudes para a construção e a divulgação do conhecimento. Nesse contexto, a internet e os meios digitais são essenciais”, enfatizou Ruth.

A vice-reitora da Ufes, Maria Aparecida Barreto, também falou sobre a importância de divulgar o conhecimento produzido na Universidade: “A edição das obras e o trabalho da Edufes são importantíssimos para a democratização do acesso à leitura”, analisou Maria Aparecida. A vice-reitora também fez uma homenagem ao professor Reinaldo Carcanholo, autor do livro “Marx, Ricardo e Smith – sobre a teoria do valor do trabalho”, falecido no dia 30 de junho desse ano. A família de Carcanholo participou do lançamento.

O diretor da Editora Universitária, Washington Romão, destacou o trabalho da equipe e a atualização das tecnologias e processos utilizados na Edufes, lembrando que a Editora também está lançando a sua nova logomarca. Segundo o programador visual Willi Piske Júnior, responsável pela revitalização da marca, a ideia era justamente fazer com que ela acompanhasse o crescimento, fortalecimento e atualização da Edufes.  A superintendente Ruth Reis informa que o próximo passo é o novo site, que deve ser lançado em breve.

Obras

Uma das organizadoras do livro “Diálogos Interculturais em Terras Capixabas”, a professora Laura Maria Bassari Muri contou que o livro reúne resultados de pesquisas de mestrandos e doutorandos do grupo de Educação no Campo. “O lançamento do livro é uma emoção. Com ele, estamos levantando a bandeira da Educação no Campo, com o objetivo de levar a Universidade para todos”, ressaltou Laura.

O livro da professora Maria das Graças Ferrero Lobino, “A práxis ambiental educativa” é resultado de mais de vinte anos de pesquisas. De acordo com ela, a obra traz estudos que propõem uma nova metodologia de ensino, colocando a educação ambiental como eixo estruturante do currículo.

O livro “Escola primária e ensino da leitura e da escrita (alfabetização) no Espírito Santo (1870 – 1930)”, das professoras Cláudia Maria Mendes Gontijo e Sílvia Cunha Gomes, deixou de ser apresentado ontem durante o lançamento por problemas de atraso na impressão. A Edufes se desculpa com as autoras e com o público, e informa que espera a conclusão da obra para os próximos dias, para ser colocada à disposição na livraria da Ufes, no Campus de Goiabeiras.

Além dos lançamentos, o coral da Ufes se apresentou no evento com um flash mob e a apresentação de três músicas.

Confira abaixo a lista dos livros lançados.Para conhecer os livros digitais, basta acessar a comunidade da Edufes no repositório institucional da Biblioteca Central, no endereço http://repositorio.ufes.br/.

Foto: Ana Paula Vieira