por Jorge Medina
Depois de 15 anos fechada, a Capela do Hospital Universitário Antonio Cassiano Moraes (Hucam) será reaberta nesta quinta-feira, dia 8 de agosto, às 18 horas, com uma celebração de uma missa. A reforma foi completa. Foram realizados a troca do telhado e das instalações elétricas, pintura, serviços de calhas, reformas de portas e janelas e outros reparos menores.
O valor total da restauração ficou em torno de R$ 80 mil. Parte dos recursos foi proveniente da venda do livro “A lua cheia nasce para todos”, do professor e médico da Ufes, Mário Tadeu Penedo Borges. A venda do livro representou 30% da arrecadação. Os restantes, 70%, foram obtidos por meio de doações de empresas e pessoas físicas.
A iniciativa da restauração da Capela e da arrecadação do dinheiro para efetuar a reforma foi do professor Borges, que é professor do departamento de Clínica Médica do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes e médico do Hospital Universitário (Hucam) há 33 anos.
A Capela fica localizada no CCS, em Maruípe, e foi edificada em 1950, quando ainda funcionava o antigo sanatório Getúlio Vargas. Representava um local de oração, fé, isolamento, recolhimento e fortalecimento espiritual de toda a comunidade hospitalar, principalmente para os pacientes e seus parentes.
Lançamento - Durante a cerimônia de reabertura será lançado o livro “A reabertura da Capela do Hospital das Clínicas – um milagre de Deus”, também da autoria do médico Borges. A obra relata todo o processo de restauração da capela.
Foto: Capela do Hucam. Crédito: Jorge Lellis.