Campus de Goiabeiras

Imagem de uma cidade com muitas edificações juntas, areas verdes e o mar azul
Campus de Goiabeiras em primeiro plano

O campus de Goiabeiras abriga a sede central da Ufes. Localizado em Vitória, capital do Espírito Santo, no bairro de Goiabeiras, concentra a maior parte dos cursos de graduação e de pós-graduação, centros de ensino e laboratórios.

Situado às margens da movimentada Avenida Fernando Ferrari, um dos mais importantes eixos de circulação da capital, o Campus de Goiabeiras ocupa uma área de 1,5 milhão de m2, tendo como limite o rico ecossistema do manguezal, mantido sob proteção ambiental. Por ele, circulam diariamente cerca de 25 mil pessoas, entre professores, técnicos administrativos, estudantes e visitantes, e também tem sido um espaço de uso da comunidade para caminhadas e lazer.

Nele estão os principais setores administrativos da Ufes, como a Reitoria, as pró-reitorias, as superintendências e as secretarias. Também sedia a Biblioteca Central e um restaurante universitário. O campus é cercado por uma área de manguezal.

teatro da Ufes - prédio na cor cinza com a parede lateral esquerda arredondada e um portal grande vermelho na frente e tendo abaixo do portal uma escadaria

É no Campus de Goiabeiras que se encontram os principais equipamentos culturais mantidos pela Ufes. Um dos destaques é o Teatro Universitário, ainda hoje o maior do Espírito Santo, palco dos mais importantes shows, peças e eventos. Também conta com galerias de arte, cinema, editora de livros, livraria, a Biblioteca Central da Ufes (a maior do ES), museus, auditórios, agências bancárias, Observatório Astronômico e o Planetário de Vitória. O complexo esportivo também está localizado no campus de Goiabeiras com ginásio de esportes, um parque aquático e outros equipamentos.

Os seguintes centros de ensino, pesquisa e extensão funcionam no Campus de Goiabeiras:

Centro de Artes

Centro de Ciências Humanas e Naturais