Ufes recebe professores do Centro de Investigação Científica de Yucatán

16/09/2013 - 18:50  •  Atualizado 03/10/2013 22:25

Por Cinthia Pereira, com foto de Antonio Lucas (*)

Nesta segunda feira, 16, o reitor Reinaldo Centoducatte recebeu os professores e pesquisadores do Centro de Investigação Científica de Yucatán (CICY), no México, Raúl Tapia Tussel e Daisy Pérez (na foto, ladeando o reitor). Eles chegaram ao Estado para conhecer as ações do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Ufes, coordenado pela professora Patrícia Fernandes (na foto, de camisa rosa), e visitarão a Universidade até o dia 25, em companhia do diretor do Instituto de Inovação Tecnológica da Ufes (Init), professor Antônio Alberto Fernandes (na foto, de camisa azul).

No ano passado, as duas instituições firmaram um convênio de cooperação acadêmica a fim de possibilitar intercâmbios, pesquisas e publicações conjuntas. A parceria teve inicio com as pesquisas do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Biotecnologia.

Durante a reunião, um dos temas de abordados foi a possibilidade de parceria nos estudos realizados sobre a praga que atinge plantações de mamão papaia, conhecida como “meleira do mamoeiro”. O interesse da parceria surgiu pois a Ufes desenvolve pesquisas que são referência na área, e ambos os países são produtores da fruta e lidam com o problema.

(*) Bolsistas de projeto de Comunicação, supervisionados por Thereza Marinho.