O Conselho Universitário da Ufes aprovou nesta quarta-feira, 18, a Resolução N° 04/2020, que regulamenta a reorganização das atividades acadêmicas, administrativas e eventos no âmbito da Ufes, como medida de prevenção ao coronavírus (COVID-19).
Segundo o texto do documento, no período de 17 a 29 de março de 2020, as atividades da Universidade passarão por replanejamento com o intuito de adequar as ações institucionais, visando minimizar os riscos de contaminação pelo coronavírus.
A resolução suspende as atividades de ensino dos cursos de graduação e de pós-graduação, as atividades presenciais dos cursos de EAD, eventos coletivos, reuniões presenciais, autorização de viagem e concessão de diárias a servidores (docentes e técnicos-administrativos) e estudantes, no que se refere a viagens ao exterior e a estados com maior incidência de casos, inclusive para atividades de pós-graduação ou do Programa Institucional de Internacionalização (Print).
Também estão suspensas, de 23 a 29 de março de 2020, as aulas do Centro de Educação Infantil Criarte.
O documento adota ainda medidas quanto aos serviços desempenhados por servidores docentes e técnico-administrativos, empregados públicos, estagiários e prestadores de serviços terceirizados como, por exemplo, a obrigatoriedade do trabalho remoto para aqueles que tenham idade igual ou superior a 60 anos ou que sejam imunodeficientes.
Os prazos estabelecidos na resolução podem ser prorrogados, dependendo do cenário da pandemia, o que será avaliado pelo Conselho Universitário. A resolução está publicada no site da Secretaria de Órgãos Colegiados Superiores (Socs).
Texto: Thereza Marinho