Pesquisadores de pós-graduação em Política Social elaboram propostas para período de pandemia

06/04/2020 - 09:40  •  Atualizado 08/04/2020 11:31
Compartilhe

Com o objetivo de propor ações sociais e econômicas aos governos federal, estadual e municipais, uma equipe de 14 pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da Ufes elaborou um conjunto de propostas para serem desenvolvidas neste período de pandemia da COVID-19 (veja o documento anexado abaixo). Os projetos elaborados estão centrados em quatro eixos: o isolamento e distanciamento social, as decisões de natureza econômica, as ações vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), e a promoção da saúde mental. Todas as questões são apresentadas a partir de contextos de curto, médio e longo prazos.

“O objetivo é oferecer uma contribuição do ponto de vista social e econômico com vistas a reduzir os impactos causados pela COVID-19”, destaca a pesquisadora do PPGPS e integrante do Núcleo de Estudos em Movimentos e Práticas Sociais (Nemps) da Ufes Ana Ferraz. O documento propõe ações emergenciais e de longo prazo, considerando a agilidade que dispõe o Governo do Estado em parceria com os municípios e a intermediação transversal do Governo Federal.

“O poder político local, a partir de suas estruturas, tem um papel muito importante a desempenhar nessa estratégia, buscando garantir a segurança da população capixaba”, pondera a pesquisadora Ana Ferraz. O documento intitulado “Ações Sociais e Econômicas para o Combate ao Coronavírus em 4 pontos” aponta para um conjunto de medidas com foco na proteção social dos trabalhadores, com reflexos em toda a sociedade.

Para a professora do PPGPS Maria Lúcia Garcia, que também é pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e integrante do Grupo de Estudos Fênix, o documento contém contribuições do conhecimento científico para o enfrentamento da COVID-19. “Essa contribuição mostra para a sociedade que o uso dos recursos públicos para a pesquisa, baseada em evidências científicas, é o meio mais eficaz para o país e a sociedade enfrentarem cenários de adversidade como este”, ressalta.

Participam do estudo os pesquisadores Aline Pandolfi, Ana Ferraz, Andréa Dalton, Daniel Sampaio, Fabiola Leal, Jeane Silva, Lívia Moraes, Maria Helena Elpidio, Maria Lúcia Garcia, Rafael Barbosa, Renata Moreira, Rodrigo Borges, Rogério Faleiros e Vitor Neves, todos professores da Ufes. O trabalho é multidisciplinar e envolve pesquisadores dos departamentos de Serviço Social, de Ciências Sociais, de Economia e de Teoria da Arte e Música.  


Texto: Luiz Vital
Edição: Thereza Marinho