O Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental da Ufes (Lagesa) apresentará à população de Cachoeiro de Itapemirim, nesta quarta-feira, 12, o Diagnóstico Técnico sobre saneamento, elaborado com o objetivo de entender a real situação do saneamento básico no município. A apresentação será feita em reunião virtual transmitida pelo canal do Lagesa no Youtube, a partir das 19 horas. O evento on-line será presidido pelo coordenador do laboratório, Renato Siman, e pela Secretária de Meio Ambiente de Cachoeiro, Andressa Louzada.
O professor Renato Dutra, que gerencia o projeto, destaca a importância da participação dos munícipes na construção da política pública de saneamento básico municipal: "Na reunião virtual, a população poderá verificar quais são os serviços prestados pela Prefeitura e em quais áreas são carentes, apresentando críticas ou sugestões por meio do chat ao vivo", explica. Outra forma de participar é por meio de formulário on-line de coleta de dados sobre saneamento básico, disponível em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdzYFbsAOgIWZ0duyJvOaioosWde6xEca3iukfqW8iioQd9GA/viewform.
Infraestrutura
O trabalho apresentado pelo Lagesa faz parte da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, que abrange o Plano Municipal de Água e Esgoto (PMAE), e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), que serão realizados pelo Laboratório. O objetivo é o desenvolvimento da infraestrutura relacionada a três eixos do saneamento básico: abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; e limpeza urbana e manejo de resíduos, almejando a universalização ao acesso ao saneamento básico.
O professor Renato Siman ressalta a possibilidade de aproveitamento econômico, em relação aos resíduos sólidos: “São diversas as oportunidades de reutilização dos resíduos sólidos, tratados como oportunidade de negócios em vários países”, explica.
A parceria entre o Laboratório e a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim foi firmada em novembro de 2019. A etapa atual tem previsão de ser concluída em 31 de agosto de 2020, e o projeto tem a previsão de ser concluído em março de 2021.
Texto: Nábila Corrêa
Edição: Thereza Marinho