Tragédia de Mariana é tema da sessão do projeto Metrópolis Reconecta desta quinta, 5

04/11/2020 - 19:04  •  Atualizado 05/11/2020 20:50
Compartilhe

Como parte do projeto Metrópolis Reconecta, o Cine Metrópolis exibe, nesta quinta-feira, 5, dois curtas-metragens que abordam, por vias distintas, a tragédia socioambiental provocada pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), ocorrido em 5 de novembro de 2015.

A partir das 18h30, serão exibidos no canal do Cine Metrópolis no YouTube os filmes Bento (Brasil, 2016, cor, 8’), produção mineira de Gabriela Albuquerque e Luísa Lanna, que traz um ensaio sobre Bento Rodrigues, cidade destruída pelo desastre; e Rio das Lágrimas Secas (Brasil, 2018, cor, 25'), produção capixaba dirigida por Sáskia Sá, que apresenta um recorte sobre as perdas sofridas por mulheres de três comunidades localizadas no caminho da lama de rejeitos de mineração.

Após a sessão, haverá um debate com a participação da diretora Sáskia Sá, que falará sobre a experiência de filmar o documentário, com mediação da equipe de programação do cinema. O público poderá participar enviando perguntas e comentários por escrito pelo chat do canal.

Programação semanal

O projeto Metrópolis Reconecta é um ciclo de exibições on-line com foco no cinema brasileiro contemporâneo e especial atenção às obras produzidas no Espírito Santo. Até dezembro, semanalmente, serão exibidos curtas, médias e longas-metragens, seguidos de debates com diretores e convidados.

A programação é divulgada nas redes sociais da Ufes e do Cine Metrópolis, e no portal da Universidade.

Os filmes estreiam sempre às quintas-feiras, ficando no ar até a semana seguinte, quando é lançada uma nova sessão. Os debates são gravados e ficam disponíveis nos canais do Cine Metrópolis.