Ufes em defesa da democracia

06/09/2021 - 09:46  •  Atualizado 01/11/2022 09:26

Em reunião extraordinária realizada na sexta-feira, 3, o Conselho Universitário da Ufes aprovou a divulgação de nota em defesa do Estado Democrático de Direito e das instituições republicanas.

Segue abaixo a íntegra da nota:

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo, na sessão remota extraordinária do dia 03 de setembro de 2021, vem a público manifestar-se em defesa do Estado Democrático de Direito e das instituições republicanas e repudiar firmemente qualquer tipo de ameaça ou ataque à democracia e à independência dos Três Poderes.

O pensamento, a arte e a ciência só podem desenvolver-se e cumprir suas funções livremente em sociedades democráticas. Cabe-nos sempre, como a todos os cidadãos e instituições da sociedade civil, manter, aprimorar e corrigir a democracia, jamais, porém, atacá-la ou destruí-la.

Não apoiamos nenhum tipo de manifestação que tenha como meta o retorno ao período ditatorial, cujos males à vida acadêmica foram recentemente trazidos a público pela Comissão da Verdade da Ufes.

Paulo Vargas