Ufes recebe recursos para o pagamento de bolsas e de despesas empenhadas

16/12/2022 - 13:44  •  Atualizado 19/12/2022 12:50

A Ufes recebeu nesta sexta-feira, 16, recursos para o pagamento das despesas que já estavam empenhadas e aguardando financeiro. O Ministério da Educação (MEC) repassou para a Universidade um valor de aproximadamente R$ 6 milhões, que será destinado ao pagamento das bolsas estudantis e dos contratos de prestadores de serviços terceirizados (manutenção de áreas verdes, limpeza, segurança, entre outros).

Com a liberação dos recursos, a expectativa é que os quase mil estudantes bolsistas de graduação recebam o pagamento dos benefícios até terça-feira, 20, a depender do processo de compensação bancária. Os 4.423 estudantes beneficiados pelo Programa de Assistência Estudantil (Proaes-Ufes) já haviam recebido o pagamento dos auxílios no dia 8 de dezembro.

A liberação dos recursos para as instituições federais de ensino superior foi informada na manhã desta sexta-feira pela Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO) do MEC. Por meio de portaria, o Ministério da Economia também prorrogou até 31 de dezembro o prazo limite para empenho de novas despesas (o prazo anterior expirava nesta quinta-feira, 15).

“A medida tranquiliza a Administração e a comunidade universitária, bem como os prestadores de serviço, que poderão receber e pagar seus funcionários”, afirma o reitor Paulo Vargas.