A Ufes foi destaque na noite desta quinta-feira, 23, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O professor Eustaquio Vinicius Ribeiro de Castro, do Departamento de Química do Centro de Ciências Exatas da Ufes, recebeu o prêmio pelo terceiro lugar na categoria Pesquisador Inovador – Inovação para o Setor Empresarial. Também foram premiados na mesma categoria os pesquisadores Cleudmar Amaral Araújo, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa, da Universidade de Brasília (UnB). A premiação ocorreu durante o Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).
“Esse prêmio representa a síntese do que foi nossa carreira de pesquisador. Não é um prêmio individual, atribuo-o à equipe da LabPetro [Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos da Ufes], um grupo que trabalha junto há quase vinte anos. É um projeto de vida; uma premiação que reconhece a carreira profissional. Isso representa muito também para a nossa Universidade, pois estávamos concorrendo com diversas instituições de ensino”, comemora o professor.
Eustáquio de Castro (na foto, ao centro) recebeu o prêmio dos presidentes do Confap, Odir Dellagostin (à direita), e de Ricardo Galvão, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) .
Patentes e publicações
Além de coordenar o LabPetro, que reúne diferentes áreas de pesquisa científica e tecnológica, Eustáquio de Castro atua no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Ufes. É responsável por mais de mais de 150 publicações científicas, com 12 patentes depositadas e sete concedidas e coordena diferentes projetos de pesquisa e inovação.
Castro obteve o primeiro lugar na seleção regional realizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) no ano passado, tornando-se finalista no prêmio nacional.
A premiação concedida pelo Confap, com apoio do CNPq e das fundações estaduais de amparo à pesquisa, visa reconhecer o trabalho de pesquisadores que se destacam em trabalhos científicos, tecnológicos e de inovação, com resultados que geram conhecimento, e que contribuem para o desenvolvimento do país e o bem-estar da população brasileira.