Grande Prêmio de Dança reúne mais de 500 bailarinos em espetáculos neste fim de semana, no Teatro Universitário

23/05/2024 - 17:29  •  Atualizado 26/05/2024 17:57
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Foto de um grupo de bailarinos vestidos com roupas predominantemente na cor laranja se apresentando em um palco.

Mais de 500 bailarinos de diversas regiões do Brasil e de outros países da América do Sul se apresentam no Teatro Universitário neste fim de semana, durante o Grande Prêmio Internacional de Dança do Espírito Santo. Os espetáculos acontecem a partir das 13 horas, no sábado, 25, e no domingo, 26, reunindo cerca de 40 escolas de dança em coreografias de ballet clássico, jazz, danças urbanas e outros estilos. Os ingressos estão à venda pelo site LeBillet.

Além das apresentações no Teatro Universitário, o Prêmio promoverá cursos em várias modalidades a partir desta sexta-feira, 24, com vagas limitadas.

Idealizado pelo bailarino Gustavo Ribeiro e pela professora e diretora Helen Cristine, o evento objetiva identificar talentos e fomentar o cenário da dança no estado, segundo os organizadores.

“O Prêmio não é apenas um evento de celebração artística, mas uma poderosa ferramenta de transformação cultural e profissional para todos os envolvidos. Além disso, ele impulsiona o turismo no estado e posiciona o Espírito Santo no cenário internacional, destacando seu potencial cultural e artístico”, afirma Gustavo Ribeiro.

Premiação

O evento distribuirá mais de R$ 800 mil em prêmios para os vencedores de cada categoria, incluindo bolsas de estudos e contratos em prestigiadas companhias de dança, como as norte-americanas American Dance Competition e Universal Ballet. Os competidores serão avaliados por um corpo de jurados composto por profissionais de referência no meio da dança.

Para o organizador, a participação no evento também enriquecerá a formação dos competidores, que terão a oportunidade de receber feedbacks de jurados experientes e de mostrarem seu trabalho para um grande público. “A visibilidade pode aumentar o reconhecimento e abrir portas para participações em outros festivais e competições internacionais”, diz.

Categorias relacionadas