Ufes lança Portal da Governança com informações sobre supervisão dos controles internos e gestão de riscos

13/06/2024 - 19:51  •  Atualizado 14/06/2024 19:59
Texto: Thiago Sobrinho     Edição: Thereza Marinho
Na foto, em frente a um telão é apresentado o portal, Gabriel Cavatti, Santinha Gottlieb, o reitor Eustaquio de Castro, Fabíola Bastos, Ivone Fiorin e Welington Pereira.

Promover a transparência, a integridade, a supervisão dos controles internos, da gestão de riscos e da conformidade. Esta é a proposta do Portal da Governança da Ufes, que entrou em atividade nesta quarta-feira, 12. O lançamento do portal aconteceu na sala de reuniões da Reitoria, no campus de Goiabeiras, durante a reunião do Comitê de Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos, e contou com a presença do reitor Eustáquio de Castro.

No portal poderão ser encontrados os normativos necessários à execução de boas práticas de governança, além de informações sobre políticas públicas institucionais, planos de ação, procedimentos operacionais e programas coordenados ou assessorados pela Diretoria de Governança, Controles Internos e Integridade (DGCI) da Ufes. “Além de ser um canal de comunicação das ações da DGCI, nele estarão disponíveis sugestões de capacitações voltadas aos temas pertinentes à atuação da Diretoria e as atividades desenvolvidas no âmbito do programa institucional Interlocutores(as) de Governança, informa a diretora do órgão, Fabíola Bastos, que coordenou a criação do portal.

Na apresentação da nova plataforma estiveram presentes, além de Fabíola Bastos, outros membros da Diretoria, como o economista Gabriel Cavatti, a técnica em contabilidade Ivone Fiorin, a contadora Santinha Gottlieb e o administrador Welington Batista Pereira.

Contribuições

Bastos acredita que a nova plataforma irá beneficiar tanto a comunidade interna quanto externa à Ufes. “A comunidade interna da Ufes ganha uma plataforma unificada e amigável para acessar políticas, diretrizes, procedimentos e registros das ações relacionadas à Governança. Isso ajuda a fortalecer a cultura de Governança e a garantir que as pessoas tenham acesso fácil às informações necessárias para desempenhar suas funções de maneira ética e eficiente”, ressalta.

De acordo com ela, para a comunidade externa o portal vai  apresentar a estrutura de governança da Universidade e suas práticas, favorecendo a confiança e o engajamento com a Instituição.

Ainda para a diretora da DGCI, o surgimento do Portal da Governança e o início de suas publicações visam fomentar, por meio de estudos técnicos especializados, uma gestão baseada em processos de trabalho e em controles internos eficientes, pautados no gerenciamento de riscos.

“Com uma plataforma digital simples e de fácil navegação, o Portal se apresenta como uma ferramenta essencial para a comunidade universitária, ajudando a promover em todos os níveis de gestão (operacional, tático e estratégico) a cultura de uma governança sólida e eficaz em toda a instituição”, conclui a diretora.

Sobre a Diretoria

Criada no início deste ano, a DGCI está vinculada diretamente à Reitoria. Dentre suas atividades estão incluídas as anteriormente desempenhadas pela extinta Seção de Desenvolvimento Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan).

“Com o status de Diretoria, a Governança alcançou um grau de importância inédito na Universidade, passando, de fato, a ser trabalhada em sua função direcionadora da gestão e atuando como instância de segunda linha de defesa, para supervisão, monitoramento e tratamento de riscos, controles internos, integridade e compliance”, destaca Fabíola Bastos.

Foto: Thiago Sobrinho

Categorias relacionadas