Reitor Eustaquio de Castro discute parcerias com município de Afonso Cláudio

02/07/2024 - 18:53  •  Atualizado 02/07/2024 19:10
Texto: Sueli de Freitas     Edição: Thereza Marinho
Foto da reunião, com todos os participantes sentados em volta da mesa.

Uma reunião para estreitar laços entre a Ufes e a Prefeitura de Afonso Cláudio, além de tratar de futuras parcerias em consonância ao projeto da Universidade de maior inserção institucional junto aos governos estadual e municipais aconteceu na tarde desta terça-feira, 2.

Participaram da reunião o reitor da Ufes, Eustáquio de Castro; a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Cristina Engel; a ex-senadora Rose de Freitas; o prefeito de Afonso Cláudio, Luciano Pimenta; o vice-prefeito Stewand Berger; o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Costa; o superintendente regional de Educação do Governo Estadual em Afonso Cláudio, Héverton Filipe Dazilio; o representante da Secretaria de Educação municipal, Jorge Luiz Coelho; além de assessores municipais e o representante do deputado estadual Dary Pagung, Arthur Gomes. Também esteve presente o assessor de Relações Interinstitucionais da Ufes Gustavo Cardoso.

Dentre os assuntos tratados está a criação de uma unidade da Ufes em Afonso Cláudio. “Estamos caminhando para a consolidação da criação de mais uma unidade da Ufes aqui no Espírito Santo, que seria no município de Afonso Cláudio. Essa reunião foi mais um passo nesse sentido”, afirmou o reitor. Na sua avaliação, é fundamental que a Ufes “aumente sua presença no Estado, atuando junto às prefeituras e às comunidades locais, especialmente no interior”.

Segundo o prefeito Luciano Pimenta, já há lei municipal permitindo a doação do terreno de propriedade do município para a Universidade. No local, o governo do Estado iniciou uma obra do Programa Brasil Profissionalizante, que ainda não foi concluída. “O terreno pertence ao município e o governador Renato Casagrande se comprometeu em finalizar a obra em andamento que conta com uma estrutura de salas de aulas, laboratórios, ginásio de esporte, refeitório e área de convívio. Então, a tratativa está totalmente alinhada para que esse projeto se conclua o mais rápido possível”, afirmou o prefeito.

Potencial

Pimenta destacou o potencial da Ufes em Afonso Cláudio. “Sei do potencial desta Universidade, tanto na área do ensino, quanto em pesquisa, inovação e extensão tecnológica. Trazer a Universidade para o interior do estado vai oportunizar mais ainda que nossos alunos façam a graduação e pós-graduação em uma universidade com a qualidade de ensino que a gente conhece, que é a Ufes. Isso vai nos trazer mais evolução em termos de educação e também movimentar a economia do município e de toda a região”, disse o prefeito.

A ex-senadora Rose de Freitas, que participa desde o início das tratativas para levar a unidade da Ufes a Afonso Cláudio, afirmou que a ideia “está dando certo”. Ela destacou a importância do projeto: “A Universidade vai estar lá para confirmar o esforço dessa região de aprimorar a meta educacional”.

Foto: Adriano Abreu/Prefeitura de Afonso Cláudio

Categorias relacionadas