Livro de mestrando da Ufes é semifinalista no Prêmio Jabuti Acadêmico 2024

16/07/2024 - 16:59  •  Atualizado 17/07/2024 10:11
Texto: Com informações fornecidas pelos autores     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Capa do livro

O livro A Geologia e a Gemologia do Diamante: Uma Visão Multidisciplinar, de autoria do mestrando Marcus Vinicius de Magalhães em parceria com Thiago Scherer, está entre os dez semifinalistas no eixo Ciência e Cultura - categoria Geografia e Geociências, do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024. A informação foi divulgada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) durante a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em Belém, Pará. 

Os autores são gemólogos formados pela Ufes e, atualmente, Magalhães (que também é geólogo formado pela Universidade) é aluno do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica na Ufes, no qual pesquisa resíduos de rochas ornamentais, com foco no desenvolvimento sustentável da mineração. A indicação do livro como semifinalista foi baseada nos critérios de relevância e qualidade, inovação e potencial de impacto. Os cinco finalistas serão anunciados na próxima quinta-feira, 18, e os vencedores de todas as categorias serão conhecidos no dia 6 de agosto. 

"Receber a notícia de que nosso livro foi indicado como semifinalista foi uma grande honra e um significativo reconhecimento do nosso trabalho. Essa indicação destaca não apenas o valor acadêmico e científico da obra, mas também enfatiza a importância de disseminar o conhecimento sobre a Geologia e a Gemologia dos diamantes no mercado”, afirma Magalhães.

“Ao publicar este livro, buscamos retribuir os recursos investidos em nossa formação pela Ufes, uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Sentimos orgulho em levar o nome da instituição a um patamar de destaque, refletindo a excelência acadêmica que ela proporciona. Estamos muito felizes em ver nosso esforço reconhecido por uma das mais prestigiadas premiações literárias do país, além de ter a oportunidade de reforçar a relevância da Geologia e da Gemologia na sociedade", destacam os autores.

Imagem
Os autores posam para a foto segurando um exemplar do livro

Estudo pioneiro

Em A Geologia e a Gemologia do Diamante: Uma Visão Multidisciplinar, os autores oferecem uma abordagem multidisciplinar sobre a geologia e a gemologia do diamante. Em seguida, destacam os diamantes da região de Torixoréu, no Estado do Mato Grosso, às margens do rio Araguaia. A obra ressalta a caracterização geológica e apresenta um estudo pioneiro sobre a avaliação gemológica de diamantes brutos da região. Além disso, aborda a fluorescência nas amostras, uma característica frequentemente mal compreendida no mercado diamantífero.

Destinado a entusiastas e especialistas em diamantes, o livro abrange diversas áreas do conhecimento e se propõe a ser um recurso educacional, oferecendo material didático para estudantes de graduação e profissionais das áreas de Gemologia, Geologia, Engenharia Geológica, Engenharia de Minas e áreas afins, assim como para alunos de cursos técnicos na área de mineração.

A obra foi lançada em dezembro de 2023 e a primeira edição já está esgotada. Segundo os autores, haverá uma segunda edição impressa dos livros para o segundo semestre, com lançamento em data a ser definida. Pessoas interessadas em adquirir um exemplar podem acessar o site da Editora Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE), preencher o formulário e aguardar novas informações. 

O livro também está disponível para consulta na Biblioteca Central da Ufes, no campus de Goiabeiras, e na Biblioteca Setorial Sul, no campus de Alegre.

A primeira edição impressa conta com prefácio do professor do Departamento de Gemologia da Ufes Paulo Ferreira Júnior. 

Categorias relacionadas