40 anos da sede da Biblioteca Central: onde o antigo e o novo se encontram

16/08/2022 - 11:02  •  Atualizado 17/08/2022 18:13

A sede da Biblioteca Central (BC) da Ufes completa nesta terça-feira, 16 de agosto, 40 anos nas instalações do prédio Professor Fernando de Castro Moraes, onde abriga o maior acervo bibliográfico do Espírito Santo. A data é um memorial de avanço para a comunidade universitária, bem como para a sociedade capixaba.

A construção do prédio, iniciada ao final da década de 1970, foi concluída em 1982. Assim, no centro do campus Alaor de Queiróz Araújo, que todos conhecem como campus de Goiabeiras, nascia um edifício imponente, alocado em uma topografia elevada, com toda sua nobreza, para cumprir sua missão.

Ao longo dessas quatro décadas, essa estrutura sólida proporcionou um lugar de busca por informação e conhecimento em seu riquíssimo acervo, além de ter sido palco de inúmeras manifestações culturais, artísticas e científicas. As gerações que por ela passaram puderam usufruir do que havia de mais tecnológico para a época, tais como: aparelhos de videocassete, aparelhos de som 4 em 1 (com capacidade para reproduzir CD, fita cassete, LP e rádio), projetores de slides, projetor de filme 16 mm, retroprojetores para exibição de transparências, entre outros.

Nesse período, algumas modificações aconteceram, como a construção de espaços para o desenvolvimento de novos serviços. É possível notar tais reformas pelas placas de bronze espalhadas em suas dependências, que datam as transformações ocorridas.

As melhorias arquitetônicas da Biblioteca Central alcançaram um significado relevante, pois oportunizam um local mais adequado para realização de estudos e pesquisas. Esses ambientes configuram-se em espaços de estudo em todos os pavimentos, cujas mesas possuem caixas elétricas para conexão de equipamentos eletrônicos; salas climatizadas para estudo individual; sala de informática com 30 computadores; dois auditórios; e sala para realização de cursos e treinamentos pela equipe da Biblioteca.

Além da adequação estrutural somada às tecnologias dos tempos atuais, o setor está atento às questões relacionadas à acessibilidade. Tais intervenções tornaram possível sair do patamar de 30% de atendimentos às necessidades de pessoas com deficiência para mais 70%. Assim sendo, a Biblioteca Central oferece ambientes convidativos e confortáveis, tornando-se atrativa e agradável para ser utilizada por toda a comunidade universitária e, igualmente, pela sociedade em geral.

Por fim, ressalta-se o movimento de todos os profissionais que nela trabalharam e dos que ainda prestam serviço de maneira competente e comprometida. A história dos 40 anos de inauguração da sede da Biblioteca Central começou a ser contada em 16 de agosto de 1982; e sua narrativa continuará sendo construída.

Esse espaço maravilhoso, o qual muitos dizem ser o “coração da Universidade”, pulsa e bombeia vida e conhecimento para todas as pessoas que por ela passam.

Equipe da Biblioteca Central