Administração Central da Ufes entrega novo prédio ao Centro Tecnológico

29/12/2020 - 19:04  •  Atualizado 01/11/2022 09:17

O Centro Tecnológico (CT) da Ufes recebeu nesta terça-feira, 29, as chaves do novo prédio onde funcionará o Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) e algumas atividades do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. As novas instalações abrigarão laboratórios multidisciplinares, 10 salas de aula, oito salas para estudantes de doutorado, espaço para reuniões, um miniauditório, rampa de acesso entre os andares, elevador, banheiros e copa.

A entrega das chaves foi realizada às 15 horas, com a presença do reitor Paulo Vargas; do diretor do Centro Tecnológico, Geraldo Sisquini; do coordenador do PPGI, Celso Saibel; da professora do Departamento de Informática Cláudia Varassin; do professor do Departamento de Engenharia Elétrica Domingos Simonetti; do superintendente da Federação Espirito-Santense de Tecnologia (Fest), Armando Biondo Filho; e do superintendente de Infraestrutura, Alessandro Mattedi, além de servidores da Superintendência de Infraestrutura (SI).

Com 2.311 m², distribuídos em três pavimentos, o espaço físico também abrigará o Projeto Iara (Intelligent Autonomous Robotic Automobile), cuja sigla em português significa Automóvel Robótico Autônomo Inteligente, o carro autônomo da Ufes. O projeto, coordenado pelo professor Alberto Ferreira de Souza, é desenvolvido por professores e estudantes do Departamento de Informática e do PPGI e tem despertando interesse da indústria e da mídia nacional. O Carro Autônomo é fruto de pesquisa desenvolvida no Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD), do CT, e objetiva compreender como o cérebro interpreta as imagens, especialmente aquelas em movimento.

Projetos e pesquisas

“Estamos entregando uma obra de qualidade, que é importante para melhorar a infraestrutura do nosso Centro Tecnológico e oferecer mais apoio, com bons laboratórios, para nossos grupos de pesquisa e para os estudantes de nossos programas de pós-graduação, destacou o reitor Paulo Vargas.

De acordo com o diretor do CT, Geraldo Sisquini, o novo prédio também vai atender uma grande demanda, tanto da comunidade interna quanto da comunidade externa, que agora poderão utilizar as dependências do novo prédio para desenvolver projetos e pesquisas, uma vez que a Ufes tem parcerias com várias instituições de pesquisas.

“O novo espaço vai possibilitar a realização de novas pesquisas que vão contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do nosso estado. O número de pesquisa do nosso centro acadêmico, por exemplo, cresce a cada ano, e precisávamos de um novo espaço. Com esse novo prédio, passamos a ter uma infraestrutura satisfatória para atender, da melhor forma possível, as necessidades dos nossos professores, alunos e pesquisadores”, afirma.

O superintendente de Infraestrutura, Alessandro Mattedi, informou que o novo prédio possui fundação em estacas tipo hélice-contínua, estrutura convencional, dotada de lajes nervuradas, vigas e pilares e vedações em alvenaria de blocos cerâmicos. As esquadrias são de vidro em alumínio, vidro laminado e brises (quebra-sol) em alumínio. Possui ainda rampa de acesso ao prédio e escada metálica para saída de emergência.

A obra conta ainda com uma inovação nas edificações da Ufes: um reservatório para a reutilização da água de condensação dos aparelhos de ar-condicionado. A água captada será reutilizada na limpeza do prédio.

Para a construção do prédio foram investidos R$ 4.891.737,72.

Na foto menor, da esquerda para a direita: o professor do Departamento de Engenharia Elétrica Domingos Simonetti; o diretor do Centro Tecnológico, Geraldo Sisquini; o reitor Paulo Vargas; o coordenador do PPGI, Celso Saibel; e a professora do Departamento de Informática Cláudia Varassin.

Texto: Jorge Medina
Foto e edição: Thereza Marinho