Avaliação de desempenho dos servidores e dos serviços da Ufes está aberta até 23 de julho

16/07/2021 - 14:16  •  Atualizado 20/07/2021 17:00

A Ufes realiza, até 23 de julho, o Ciclo 2021 do Programa de Avaliação de Desempenho dos servidores técnico-administrativos em Educação da Ufes e da qualidade dos serviços prestados pela Universidade. O Programa abrange de forma integrada a avaliação das ações da instituição, das atividades individuais dos servidores e das ações das equipes de trabalho, além das condições de trabalho.

Podem participar da avaliação 2021 os servidores técnico-administrativos em Educação que estiveram por mais de dois meses em efetivo exercício durante o período avaliado (01/07/2020 a 30/06/2021) e servidores (técnicos ou professores) que exercem função de chefia, como avaliadores dos servidores técnico-administrativos sob sua gestão.

Além disso, todos os técnico-administrativos (independentemente do tempo de efetivo exercício), professores, estudantes e a comunidade externa em geral podem preencher o instrumento Avaliação pelos Usuários, enquanto usuários dos serviços da Universidade.

As duas avaliações são feitas por meio de um formulário eletrônico disponível no link http://progepweb.ufes.br/avalia, que deve ser preenchido até o dia 23 de julho. Ao acessar o formulário, estarão disponíveis as opções Servidor (referente à avaliação interna dos servidores) ou Usuário (destinada à avaliação dos serviços prestados pela Ufes).

Políticas de gestão

O Programa de Avaliação de Desempenho tem por objetivo promover o desenvolvimento institucional, subsidiando a definição de diretrizes para políticas de gestão de pessoas e garantindo a melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade.

Para o servidor técnico-administrativo em Educação, o resultado de sua avaliação contribuirá para o seu desenvolvimento, o de sua chefia e para a melhoria do seu setor de trabalho. O processo também é importante para obter progressão por mérito profissional, que é concedida a quem tem resultado final com nota igual ou superior a 3.

Na avaliação do servidor, são levados em conta fatores como condições de trabalho; autoavaliação; avaliação da equipe de trabalho; avaliação da chefia imediata (o servidor avalia sua chefia); e avaliação do servidor por sua chefia imediata.

Na Avaliação pelos Usuários, a população poderá, de forma anônima, avaliar os serviços ofertados pela Ufes para a comunidade em geral. Tendo em vista que no último ano os setores da Ufes atenderam de maneiras diferentes – alguns em trabalho presencial, outros em trabalho exclusivamente remoto e outros ainda em trabalho híbrido (parte presencial e parte remoto) devido à reorganização das atividades como medida de prevenção à covid-19 –, para todos os itens avaliados é possível selecionar a opção de resposta Não se aplica, de acordo com a opinião do avaliador. Há ainda o campo aberto para escrever considerações.

A previsão é que o resultado final da avaliação seja divulgado em 13 de outubro.

Mais informações estão disponíveis no Manual da Avaliação e no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Ufes: https://progep.ufes.br/.

Texto: Thereza Marinho