Biblioteca Central orienta sobre ferramentas de busca e regras para escrita acadêmica

03/12/2021 - 17:59  •  Atualizado 08/12/2021 11:11
Compartilhe

Uma série de capacitações marcou a participação da Biblioteca Central (BC) da Ufes na Semana do Conhecimento, cuja edição de 2021 se encerra nesta sexta-feira, 3. Os treinamentos abordaram diversos recursos para pesquisa e produção de textos científicos, como as ferramentas de busca (por exemplo, Google Acadêmico e Web of Science) e as regras atualizadas para a confecção de artigos e as citações bibliográficas.

A primeira transmissão abordou os recursos disponíveis no Google Acadêmico (conhecido também por seu nome em inglês, Google Scholar). A bibliotecária Ana Maria Mariani, servidora da Ufes, apresentou formas de usar o recurso da busca booleana para obter resultados mais precisos. "Uma pesquisa com cientistas de referência apontou que 94% dos entrevistados usam essa ferramenta para fazer seus levantamentos bibliográficos", afirmou, no evento on-line de terça-feira, 30.

Dentre os recursos disponíveis na plataforma, há a possibilidade de salvar artigos e organizá-los em pastas, de copiar a referência bibliográfica, de conhecer mais sobre um autor, de verificar outros autores que o citaram e de exportar os dados para outros gerenciadores bibliográficos.

Outra live abordou as possibilidades de uso da Web of Science, uma ferramenta que pode ser acessada pela comunidade acadêmica via Portal de Periódicos Capes (usando o login único da Ufes) e que dá acesso a milhares de revistas científicas de alto fator de impacto, de várias partes do mundo. A palestrante Mônica Silveira, da empresa Clarivate (responsável pela ferramenta), ensinou a usar os recursos e filtros para fazer buscas na plataforma.

"É muito importante montar uma estratégia, tão importante quanto fazer a pesquisa. Porque quanto melhor a estratégia, melhor o resultado", afirmou Mônica Silveira. Ela também apresentou o Journal Citation Reports (JCR), ferramenta integrada à Web of Science e que possibilita conhecer mais sobre os periódicos e seu fator de impacto. Mônica Silveira orientou sobre recursos como um local para ler e salvar arquivos em nuvem (EndNote) e sobre o aplicativo MyRA, que possibilita acessar parte dos recursos da Web of Science em dispositivos móveis.

Artigos e normas ABNT

Outro encontro apresentou o passo a passo para a elaboração de artigos científicos. A bibliotecária da Ufes Elizabete Grigório abordou a história da produção e comunicação científica com algumas curiosidades como, por exemplo, o surgimento do primeiro periódico especializado em 1665. Ela apresentou, na quarta-feira, 1º, as etapas para organizar e estruturar um artigo, refletindo também sobre as razões para se produzir ciência e as normas de apresentação desse gênero textual.

Houve, ainda, um encontro para orientar sobre as atualizações recentes das normas ABNT 6023 e 6028, que tratam, respectivamente, das atualizações das regras sobre referências bibliográficas (inclusive das regras para citação de documentos on-line e referências a autores repetidos) e da diferenciação entre resumo, resenha e rescensão. "Muito além das questões pragmáticas e dogmáticas que envolvem a aplicação da norma técnica, é necessário observar os benefícios que essa normalização traz", afirmou o bibliotecário Claudio Marcio de França, que ministrou a palestra na quinta-feira, 2. Foram abordadas, também, atualizações sobre organizadores de obras, indicação de responsabilidades como orientação e tradução e citação de URLs.


Texto: Lidia Neves e Noélia Lopes
Imagem: Freepik
Edição: Thereza Marinho