Biblioteca Central recebe 2ª edição do projeto Sarau da Sabiá nesta quarta, 26

25/04/2023 - 17:32  •  Atualizado 26/04/2023 19:21
Compartilhe

A Biblioteca Central (BC/Ufes) promove, nesta quarta-feira, 26, a segunda edição do Sarau da Sabiá, com declamação de poemas e outros textos. O evento acontece na sala Nazian Azevedo de Moraes, no segundo piso da biblioteca, a partir das 18 horas. A entrada é gratuita e a participação é livre. No final, haverá sorteio de livros.

Coordenado pelo bibliotecário Djair Souza, o projeto acontece nas últimas quartas-feiras de cada mês e carrega o nome do pássaro que costuma cantar nas árvores próximas à biblioteca. A liberdade da ave e a poesia do canto são as chaves para entender o sarau, que permite todo tipo de texto e de participação.

"O sarau é livre. Cada um lê, ou diz de cor, como sente, o que sente, vê e vive", afirma Djair Souza. "Não é preciso sequer o suporte papel. Uns falam de cor, outros inventam um texto na hora, ou abrem o celular e leem seus textos de predileção". Na primeira edição, realizada em março, o bibliotecário se recorda da variedade de obras lidas pelos presentes: "Tivemos poesias de amor, protesto, afirmação, natureza, família e poesias jocosas".

Segundo ele, além da possibilidade de difundir textos autorais e inéditos, e de descobrir autores já publicados, quem frequenta o Sarau da Sabiá encontra um terreno fértil para compartilhar conhecimento e experiências. É o que Souza chama de "biblioteca viva".

"As bibliotecas não são apenas locais onde se tomam livros emprestados ou se ocupam mesas para leitura. São locais onde se deve gerar conhecimento, fomentar a reflexão, a curiosidade, a descoberta. Reunir pessoas em torno de um filme, um texto, uma obra de arte é o que toca a sensibilidade e o intelecto", afirma ele.

 

Texto: Leandro Reis
Edição: Thereza Marinho