Boletim informativo nº 5 do COE-Ufes recomenda nível elevado de alerta e proteção contra a covid

17/03/2021 - 19:53  •  Atualizado 18/03/2021 18:53

O Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou nesta quarta-feira, 17, seu quinto Boletim Informativo com a recomendação de permanência na fase 2 do Plano de Contingência da Ufes e manutenção das atividades em formato remoto (com exceção das previstas na legislação vigente, nas resoluções dos Conselhos Superiores da Ufes e nas portarias do Ministério da Educação. Segundo o COE, é de extrema importância a manutenção de todas as medidas de controle de disseminação da covid-19, visando à diminuição da ocorrência de casos de contaminação e de óbitos, e, consequentemente, à proteção da população.

O boletim, que traz a evolução do número de casos de covid-19 no período de 28 de fevereiro a 14 de março de 2021, é publicado um dia após o Governo do Estado anunciar a adoção de medidas mais restritivas com o objetivo de reduzir a circulação de pessoas e tentar conter o avanço da covid e a sobrecarga no sistema de saúde.

“Precisamos ressaltar a necessidade de manter todos os cuidados de prevenção diante da situação atual do aumento do número de casos de covid no Espírito Santo que sobrecarrega os serviços de saúde e o número de ocupação de leitos de CTI, que ultrapassou 90%. Um cenário que levou o governo estadual a decretar uma quarentena de 14 dias para todo o território capixaba”, destaca a coordenadora do COE, Leila Massaroni.

A recomendação do COE baseia-se nos dados epidemiológicos presentes nos registros e indicadores do Governo do Estado do Espírito Santo, considerando que os municípios capixabas se encontram em classificação de risco moderado e alto, e que as taxas da maioria dos indicadores apresentam elevação e acompanham a situação crítica de vários estados brasileiros e do Distrito Federal. O COE aponta ainda a ampliação de ocorrência de contaminação e internação da população mais jovem, faixa etária mobilizada pela Ufes.

Dados

O Boletim Informativo Covid Ufes é divulgado quinzenalmente, em atendimento ao item VII do artigo primeiro da Resolução nº 56/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes.

O relatório apresenta dados sobre a evolução de casos confirmados da doença, a evolução do número de óbitos, a projeção de novos casos e a taxa de transmissão da covid-19 para o Espírito Santo, além de dados epidemiológicos da pandemia nos quatro municípios da Região Metropolitana de Vitória e nos municípios onde estão localizados os campi e as unidades experimentais da Ufes. Outro dado destacado é o quantitativo de casos confirmados da doença por faixa etária, nos municípios onde estão localizados os campi da Universidade.

O Boletim Informativo Covid Ufes está disponível para consulta no portal da Ufes (menu do lado direito) e no site https://coronavirus.ufes.br/.

Texto: Thereza Marinho