
O Teatro Universitário abriu as portas nesta terça-feira, 22, para recepcionar os novos estudantes da Ufes que estão ingressando neste primeiro semestre letivo de 2025. Os calouros dos cursos localizados nos campi de Goiabeiras e Maruípe lotaram o Teatro durante o evento e participaram de atividades integrativas e culturais, além de conhecer um pouco mais sobre o dia a dia da Universidade.
A programação contou com apresentação cultural do Grupo Andora, boas-vindas dos diretores de centros, sorteio de brindes e a palestra Sou universitário, e agora?, ministrada por Gabriel Monteiro, psicólogo da Pró-Reitoria de Políticas de Assistência Estudantil (Propaes).
Na abertura do evento, o reitor Eustáquio de Castro recepcionou os novos estudantes e reforçou que, a partir de então, os calouros fazem parte de uma instituição pública, gratuita, de qualidade e que foi construída coletivamente.
“Ao longo dos próximos anos vocês vão aprender muito, tanto dentro quanto fora das salas de aula. Aproveitem tudo o que a Ufes oferece: os projetos de extensão, a iniciação científica, os grupos de pesquisa, as atividades culturais, as conversas de corredor, os protestos, os cafés. Participem e vivam! A universidade pulsa quando vocês se envolvem”, destacou.
A vice-reitora Sonia Lopes também acolheu calouros e destacou a importância da educação na transformação de vidas. “Aqui vocês encontrarão uma comunidade acadêmica vibrante, formada por pessoas que acreditam no poder transformador do conhecimento e na construção de uma sociedade mais justa, democrática, inclusiva e solidária”, ressaltou.
As atividades fazem parte da programação de boas-vindas, que acontece em todos os campi da Universidade. Nesta terça, os novos alunos do campus de São Mateus também estão participando de uma programação especial.
Novos caminhos
Natural de Rio Branco, no Acre, Juliana Roque de Oliveira tem 18 anos e está pronta para dar os seus primeiros passos como universitária. Ingressante no curso de Geografia, a jovem estudante tem altas expectativas para a trajetória que se inicia.
“Acabei de concluir o Ensino Médio e entrar na Ufes é uma grande oportunidade na minha vida. Significa também uma grande oportunidade para o meu futuro. Espero conseguir fazer com que meu futuro e minha carreira sejam melhores”, afirmou.
Outro estudante vindo de fora do Espírito Santo é Isaque Damaceno. Mineiro de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ele está ingressando no curso de Engenharia Mecânica e comemora o fato de ser a primeira pessoa de sua família a entrar em uma Universidade.
“Estar na Ufes, para mim, é uma oportunidade muito grande, pois na minha família eu sou a primeira pessoa a entrar em uma faculdade. Espero que daqui a cinco anos eu esteja formado e já trabalhando”, projetou.
Programação
As atividades de recepção dos calouros seguem na Ufes ao longo desta quarta-feira, 23. Durante todo o período da tarde e da noite, o Auditório Central do campus de São Mateus será palco para palestras e apresentações culturais. Também na quarta, os novos alunos do campus de Alegre irão participar de apresentações sobre a estrutura da Ufes. Veja a programação completa abaixo.
Campus de São Mateus
23/04 | 8h | Auditório Central
8h: Apresentação cultural
9h e 19h: Palestra aberta ao público: A relação professor-aluno, com o professor Gilberto Fachetti, diretor de Prevenção, Mediação de Conflitos e Correição da Ufes
12h: Apresentação da Banda Casilleros (com professores integrantes)
14h: Reuniões do diretor Gilberto Fachetti com chefias, coordenações, docentes, técnicos administrativos e estudantes (agendamento pelo e-mail nuage.ceunes@ufes.br)
18h: Apresentação da Banda Chorume (com professores integrantes)
Campus de Alegre
23/04 | 14h | Quadra poliesportiva
14h15: Apresentação das direções dos centros de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) e de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS)
14h30: Apresentação dos coordenadores de cursos, centros acadêmicos e diretório acadêmico
14h45: Apresentação dos setores de apoio ao estudante e biblioteca
15h45: Apresentação da equipe da Vigilância Sanitária de Alegre
16h: Visita guiada pelo campus com os respectivos coordenadores de curso
Fotos: Ana Oggioni/Secom