Centenas de estudantes, professores e técnicos participam ao vivo da acolhida #VemSerUfes

03/02/2021 - 18:27  •  Atualizado 01/11/2022 09:21

Centenas de estudantes, professores e servidores técnicos participaram ao vivo, nesta quarta-feira, 3, do evento virtual de boas-vindas realizado pela Administração Central da Ufes, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). A acolhida #VemSerUfes, que foi transmitida pelo canal oficial da Ufes no YouTube, já registrou mais de 1.600 visualizações.

O evento contou com a presença do reitor da Universidade, Paulo Vargas; do vice-reitor Roney Pignaton; da pró-reitora de Graduação, Cláudia Gontijo; do pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação em exercício, Fábio Partelli; e do secretário de Relações Internacionais, Yuri Leite.

O reitor iniciou a acolhida dando boas-vindas aos estudantes e afirmou que, mesmo com as dificuldades provocadas pela pandemia de COVID-19, será possível vivenciar as oportunidades que a Ufes proporciona: “Quero que todos se sintam acolhidos, embora ainda não possamos recebê-los de forma presencial, como desejaríamos. Vivemos tempos difíceis, de enfrentamento complexo a uma pandemia de consequências muito graves nas nossas vidas. Mas, mesmo diante de todas essas adversidades, a nossa Universidade tem buscado desenvolver um planejamento necessário para manter as atividades acadêmicas e administrativas de modo virtual, de maneira segura e preservando a vida. Com o Earte (Ensino Aprendizagem Remoto Temporário Emergencial), estamos iniciando o semestre letivo especial 2020/2, mantendo a universidade viva e ativa no cumprimento de sua missão de proporcionar formação acadêmica de qualidade”.

Paulo Vargas também falou sobre ações que estão sendo desenvolvidas para viabilizar projetos acadêmicos e administrativos: “Mesmo com as limitações orçamentárias impostas às universidades federais, estamos conseguindo avançar. Estamos executando e aperfeiçoando um programa emergencial de inclusão social, destinado a estudantes sem condições de acesso a computadores e à internet, para que todos e todas possam participar regularmente do período letivo especial. Criamos ferramentas para viabilizar o ensino remoto, como o portal de tecnologias educacionais; disponibilizamos recursos tecnológicos para interações remotas com várias possibilidades de acesso a aulas virtuais e a importantes acervos bibliográficos para pesquisa; produzimos tutoriais para orientação da comunidade acadêmica; potencializamos nossas mídias sociais oficiais, de modo a consolidar nossa comunicação institucional e a interação com a sociedade; e disponibilizamos eventos acadêmicos e científicos no formato on-line. Enfim, temos desenvolvido um grande esforço para enfrentar os impactos da pandemia e manter nossas atividades”.

O reitor finalizou desejando que, em breve, as atividades presenciais na Universidade possam ser retomadas. “Tão logo as condições sanitárias o permitam, especialmente com o advento da vacina”, disse.

Desafios

O vice-reitor Roney Pignaton também falou sobre a alegria de receber todos os estudantes para este novo semestre letivo e os desafios impostos pela pandemia, como a virtualização do ambiente acadêmico, com o desenvolvimento das atividades acadêmicas por meio de plataformas virtuais.

Ele explicou ainda sobre as fases previstas no Plano de Contingência da Ufes, documento que orienta o desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas da Universidade diante do cenário da pandemia.

“São seis fases. Atualmente nos encontramos oscilando entre a fase 2 e a fase 3. Os Conselhos Superiores autorizaram a fase 3, que prevê o ensino híbrido, porém nós persistimos na fase 2 em virtude dos indicadores epidemiológicos”, afirmou.

Pignaton destacou que as decisões tomadas pela Administração Central se baseiam nas orientações emitidas pelo Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes). “O último boletim do COE foi publicado ontem. As condições, no presente momento, determinadas pelos indicadores epidemiológicos, não são propícias ao retorno híbrido, em sua parte presencial. Portanto, as atividades presenciais permanecem suspensas para a maioria dos cursos”, disse.

O vice-reitor afirmou ainda que o objetivo maior é avançar para que seja possível retornar de maneira segura às atividades presenciais. “Entendemos a importância do convívio presencial, de sala de aula. Mas também reconhecemos a necessidade de preservação da vida e a necessidade de que nossas ações sejam orientadas pelos aspectos científicos, pilar incontestável da nossa Universidade”.

Oportunidades

Após a abertura do evento pelo reitor e pelo vice-reitor, os pró-reitores de Graduação, de Assuntos Estudantis e Cidadania, e de Pesquisa e Pós-Graduação parabenizaram os alunos ingressantes e falaram sobre o trabalho desenvolvido por suas pró-reitorias e as oportunidades oferecidas aos estudantes ao longo de sua trajetória acadêmica.

Já o secretário de Relações Internacionais, Yuri Leite, orientou os alunos a ampliarem seus horizontes e explorarem as possibilidades que a Ufes oferece para além do Espírito Santo e do Brasil.

Na sequência, os presentes participaram da mesa A Ufes e seu funcionamento, coordenada pelas diretoras da Prograd Denise Lima (Apoio Acadêmico), Kalline Aroeira (Desenvolvimento Pedagógico) e Aline Kamino (Registro e Controle Acadêmico), na qual foram explicados aspectos práticos da vida acadêmica, como os documentos que norteiam a oferta dos cursos e de suas disciplinas, e datas importantes, como a de ajuste de matrícula.

A gravação do evento de acolhida dos estudantes está disponível no canal oficial da Ufes no YouTube.

Texto: Thereza Marinho