Centro de Ciências Exatas abre programação para celebrar seus 30 anos de existência

15/08/2022 - 18:03  •  Atualizado 16/08/2022 18:48

O Centro de Ciências Exatas (CCE) da Ufes iniciou nesta segunda-feira, 15, as comemorações de seus 30 anos de existência com uma solenidade realizada no auditório Ailton Pedreira da Silva, no campus de Goiabeiras. Participaram do evento o reitor Paulo Vargas; o diretor do CCE, Etereldes Gonçalves Júnior; o vice-diretor, Eustáquio de Castro; e os ex-diretores do Centro Maria José Ferreira, Reinaldo Centoducatte, José Gilvan de Oliveira e Armando Biondo Filho, além de ex-vice-diretores, representantes da Administração Central, professores, servidores e alunos.

Durante a solenidade, todos os professores que ocuparam o cargo de diretor falaram sobre a história do Centro de Ensino, enfatizando os desafios encontrados e as conquistas realizadas de cada gestão.

O atual diretor, Etereldes Gonçalves, aproveitou a oportunidade para agradecer aos servidores do Centro. “Toda história de uma instituição é feita por pessoas. Agradeço a todos os servidores e professores do centro pelo engajamento e profissionalismo dedicados e por todo apoio e comprometimento com o CCE”.

O reitor Paulo Vargas destacou que o CCE produziu uma história vigorosa, vibrante e produtiva, que fez do centro uma referência regional e nacional de formação acadêmica de qualidade.

“Esta é uma ocasião muito especial e simbólica para a Universidade, porque estamos celebrando a vitoriosa trajetória de três décadas de um dos mais importantes centros de ensino da nossa instituição. Nesse percurso, diferentes gerações de professores e de técnicos em educação enfrentaram adversidades com perseverança, sabedoria e dedicação, para que o CCE viesse a se consolidar e a se destacar pela qualidade de sua produção acadêmica.”

O reitor enfatizou ainda que o CCE soube ampliar o foco na pesquisa científica e tecnológica, e na pós-graduação, com seus cursos de mestrado e doutorado e laboratórios estruturados na Química, na Física, na Matemática e na Estatística. “Esse movimento elevou ainda mais a nossa universidade no cenário nacional e internacional da ciência e da tecnologia, como demonstram diferentes rankings. Que esta celebração pelos 30 anos do CCE possa reafirmar o compromisso que devemos manter com a defesa da universidade pública e da democracia, em sintonia com a sociedade”, finaliza.

Durante a cerimônia, o servidor mais antigo do CCE, Valfredo Nunes, e o docente Luiz Pedro Oroz foram homenageados com a entrega de uma placa alusiva aos 30 anos, representando os servidores e os professores, respectivamente. Também receberam a homenagem os professores Eustáquio de Castro, Armando Biondo Filho, José Gilvan de Oliveira, Reinaldo Centoducatte e Maria José Ferreira.

Na foto, os homenageados Armando Biondo, Eustáquio de Castro, Reinaldo Centoducatte, Maria José Ferreira e José Gilvan de Oliveira, com o diretor do CCE Etereldes Gonçalves (de blazer claro) e o reitor Paulo Vargas (no centro da foto).

História

O CCE foi criado no dia 29 de novembro de 1991 pelos conselhos Universitário (CUn) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Entretanto, sua instalação iniciou-se a partir de 7 de agosto de 1992, quando foi desvinculado do antigo Centro de Estudos Gerais (CEG), que reunia áreas do conhecimento que atualmente constituem o Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN). O objetivo foi a ampliação de ofertas de cursos de graduação e pós-graduação.

O CCE oferece cursos de graduação em Matemática, Física, Química e Estatística. Os cursos de Física e Química também são oferecidos na modalidade a distância. Além disso, oferece quatro áreas de pós-graduação: Física (mestrado acadêmico e doutorado), Ensino de Física (Mestrado profissional), Química (mestrado acadêmico) e Matemática (mestrado acadêmico e mestrado profissional).

Veja outros eventos em comemoração aos 30 anos do CCE:

- Terça-feira, 16, às 10 horas lançamento nas redes sociais do Centro por meio de um evento ao vivo com transmissão pelo Instagram (@cce.ufes). A proposta é que as redes sejam mais um canal de acolhimento e escuta dos estudantes

- Quarta-feira, 17, às 10 horas – apresentação da pintura artística com o selo dos 30 anos do CCE, na parede do prédio do IC- I

- Quinta-feira, dia 18, às 9h30 – visitação ao prédio professor Antônio Brasil Batista, localizado em frente ao Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologia para Análise de Petróleo (Labpetro)

- Sexta-feira, 19, às 9h30 – inauguração da Árvore Genealógica dos Aposentados do CCE, no Espaço Dona Marina, localizado no segundo andar do Prédio Administrativo do CCE

Texto e foto: Superintendência de Comunicação da Ufes