Cinco programas de pós-graduação estão com inscrições abertas. Confira!

25/11/2022 - 17:34  •  Atualizado 25/11/2022 17:43

Os Programas de Pós-Graduação em Ciências Florestais, do campus de Alegre, e os Programas de Pós-Graduação em Administração, Engenharia Elétrica, Informática e Matemática, localizados no campus de Goiabeiras, estão com inscrições abertas para processos seletivos. Ao todo, são 201 vagas.

Confira as oportunidades.

Administração (mestrado e doutorado – aluno regular e especial)

O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) está com inscrições abertas para os cursos de mestrado e doutorado. No mestrado são 13 vagas para alunos regulares e três vagas para alunos especiais; já no curso de doutorado são sete vagas para alunos regulares e três para alunos especiais. As oportunidades estão distribuídas entre as linhas de pesquisa do Programa. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 50 para os candidatos ao mestrado e R$ 70 para os candidatos ao doutorado.

Para a seleção ao curso de mestrado, podem se inscrever estudantes finalistas e egressos de cursos de graduação, nas modalidades tecnólogo, bacharelado e licenciatura. Já para a seleção ao doutorado, o candidato deverá já ter concluído o mestrado ou, se estudante, apresentar a comprovação de conclusão até a data da matrícula no curso. As inscrições serão recebidas até 28 de novembro pelo e-mail processoseletivoppgadm@gmail.com. Também nesse prazo, deverão ser feitas as solicitações de isenção do pagamento da taxa de inscrição, para os casos previstos no Edital.

Os processos seletivos terão por base os resultados obtidos pelos candidatos no Teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), na modalidade Orientação Acadêmica, realizado entre novembro de 2020 e setembro de 2022, ou no Gradual Management Admission Test (GMAT), realizado nos últimos dois anos. Aqueles que optarem pelo GMAT deverão ter realizado também o teste TOEFL ou o IELTS.

Contato: ppgadm@gmail.com ou 4009-2794

Ciências Florestais (mestrado e doutorado)

As inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGCFL) prosseguem até 30 de novembro. Ao todo, serão ofertadas 19 vagas para o curso de mestrado e 15 para o de doutorado, distribuídas entre as linhas de pesquisa do Programa. Os interessados deverão enviar os documentos exigidos pelo e-mail ppgcfl.selecao@gmail.com.

Para a seleção ao curso de mestrado, poderão se candidatar egressos de cursos de graduação em Ciências Florestais ou áreas afins. Na seleção para o curso de doutorado, o candidato deve ter concluído também o curso de mestrado nessas mesmas áreas. Estudantes concluintes da graduação ou de mestrado podem participar do processo seletivo, porém, caso sejam aprovados, deverão comprovar a conclusão do curso na matrícula.

Contato: ppgcfl.selecao@gmail.com

Informática (mestrado)

Já para processo seletivo do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI), os candidatos deverão se inscrever até 16 de dezembro, no site do Programa. Serão ofertadas, no total, 19 vagas.

Poderão participar da seleção todos os portadores de diplomas de cursos de graduação com formação em cursos da área de Computação (Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Licenciatura em Computação e similares) ou formação em cursos afins das Ciências Exatas (Matemática, Estatística e Física) e das Engenharias. As cargas horárias mínimas aceitas estão definidas no Edital.

Contato: ppgi.selecao@inf.ufes.br

Matemática (mestrado)

Estudantes finalistas e egressos de cursos das grandes áreas das Ciências Exatas e da Terra e Engenharias podem se inscrever, até 20 de dezembro, para o processo seletivo do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMat). Serão ofertadas 20 vagas. Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição on-line, disponível no site do PPGMAT, e enviar a documentação exigida por meio dele.

Contato: pos.ppgmat@ufes.br

Engenharia Elétrica (mestrado – aluno regular e especial – e doutorado – aluno regular)

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) oferecerá 59 vagas para alunos regulares e 23 vagas para alunos especiais em seu curso de mestrado. Todas as oportunidades estão distribuídas entre as linhas de pesquisa do programa. As vagas para alunos especiais também se dividem em candidatos egressos e graduandos.

Os interessados poderão se inscrever no processo seletivo enviando, até 23 de dezembro, a documentação exigida pelo e-mail ppgee@ele.ufes.br.

Os candidatos deverão observar o Fator de Modulação (FM1), que define a relação entre cada linha de pesquisa do Programa e os cursos de graduação aceitos no processo seletivo. Outros cursos de graduação apresentados serão analisados pela Comissão de Seleção.

Já o curso de doutorado ofertará 20 vagas para alunos regulares. O primeiro período de inscrição será de 28 de novembro a 23 de dezembro.

Caso haja vagas não preenchidas nessa primeira seleção, elas serão oferecidas em mais três oportunidades de inscrição durante o ano, conforme os períodos informados no edital de abertura do processo seletivo.

Além dos egressos de cursos de graduação em Engenharia Elétrica com título de mestre nessa área, também serão aceitos no doutorado egressos de cursos de graduação e mestrado em áreas previamente definidas no edital, com seus respectivos pesos na pontuação do processo seletivo.

As inscrições devem ser enviadas para o e-mail ppgee@ele.ufes.br, com cópia para aline.amaral@ufes.br.

Contato: ppgee@ele.ufes.br

Mais informações sobre os processos seletivos estão disponíveis nos editais anexados abaixo e nos sites dos respectivos programas de pós-graduação, responsáveis pela realização das etapas de seleção e pela divulgação dos resultados.

Texto: Nábila Corrêa