Dois documentários encerram a programação de 2024 do Cine Metrópolis. Estreias desta quinta-feira, 12, Salão de Baile: This is Ballroom e Dessa Arte Eu Sei Um Pouco desvendam universos distintos: o mundo glamouroso e vibrante do movimento ballroom do Rio de Janeiro e a trajetória do Mestre Paulo dos Anjos, uma das figuras mais importantes da capoeira de sua época.
Dirigido por Juru e Vitã, Salão de Baile retrata uma ball (baile) no Rio de Janeiro, onde os participantes experimentam novas formas de expressão de identidade, gênero e arte por meio dos movimentos do corpo. Premiado em festivais no Rio, na Noruega, em Portugal e na Alemanha, o filme mostra a cultura de uma comunidade que transforma desafios em arte e resistência.
Já Dessa Arte Eu Sei Um Pouco, de Cled Pereira, examina a trajetória do Mestre Paulo dos Anjos, ícone da capoeira brasileira. Partindo das memórias de três discípulos do mestre, o documentário retrata a transmissão do legado do capoeirista, buscando manter viva toda uma cultura carregada de conhecimento, resistência e história.
Além das estreias, o Cine Metrópolis segue exibindo O Clube das Mulheres de Negócios, novo filme de Anna Muylaert, autora de Que Horas Ela Volta?.
O Cine Metrópolis entra em recesso de fim de ano no dia 20 de dezembro.
Confira as sinopses do filme que estarão em cartaz entre 12 e 18 de dezembro:
Salão de Baile: This Is Ballroom, de Juru e Vitã (Brasil, 2024)
O filme oferece um olhar íntimo sobre uma ball (baile) em que os participantes têm a liberdade de experimentar novas formas de expressão de identidade, gênero e potencial artístico através dos movimentos corporais. A cena ballroom fluminense é retratada com profundidade e autenticidade, mostrando como jovens LGBTQIAPN+ de cor recriam e reinterpretam essa cultura icônica em seus próprios termos, décadas após sua origem.
Dessa Arte Eu Sei Um Pouco, de Cled Pereira (Brasil, 2024)
Mestre Paulo dos Anjos foi um dos mais importantes mestres de capoeira da sua época. Através das memórias de três de seus discípulos, suas afinidades e divergências com o velho mestre, tentamos entender como se deu a transmissão desse legado. O filme tenta trazer um pequeno fragmento desse imenso universo de conhecimento que é a capoeira, buscando manter vivo na memória não só um grande mestre, mas também todo um modo de se viver essa arte.
O Clube das Mulheres de Negócios, de Anna Muylaert (Brasil, 2024)
Num mundo imaginário onde os estereótipos de gênero estão invertidos, o Clube de Campo, frequentado por poderosas mulheres de negócios, recebe a visita de dois jornalistas. Enquanto as sócias almoçam, três onças escapam do onçário, desencadeando um jogo de negação, mentiras e ataques que pode acabar mal.
Confira os horários das sessões na página do Cine Metrópolis.