Cine Metrópolis recebe 2.500 estudantes de escolas públicas em sessões gratuitas até sexta-feira, 28

24/06/2024 - 17:44  •  Atualizado 24/06/2024 18:14
Texto: Leandro Reis, com informações da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte     Edição: Thereza Marinho
Cena da animação Juzé, que mostra um menino navegando em um pequeno barco.

Estudantes de escolas públicas da rede municipal e estadual de ensino ocupam o Cine Metrópolis nesta semana, durante a 24ª edição do Festivalzinho de Cinema de Vitória. Até sexta-feira, 28, a Ufes receberá cerca de 2.500 alunos em dez sessões gratuitas, divididas em duas exibições diárias, às 9 e às 14 horas, a partir desta segunda, 24.

A programação conta com sete curtas-metragens com temáticas voltadas para o público infantojuvenil: Fios, de Ranny Vidal; Juzé, de Raquel Garcia; Menino Monstro, de Guilherme Alvernaz; Osmose, de Camilla Martinez; Para Que Eu Não Esqueça, de Marcos Oliveira; Pororoca, de Fernanda Roque e Francis Frank; e Sacis, de Bruno Bennec. A coordenação e curadoria da mostra são de Rosemeri Barbosa.

Participam desta edição do projeto as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Lacerda de Aguiar, Aristóbulo Barbosa Leão, Eliane Rodrigues dos Santos, Octacílio Lomba e Experimental de Vitória, localizadas na capital do Estado, e Olivina Siqueira, localizada na Serra. Também integra a iniciativa o Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) São Pedro Dr. Agesandro da Costa Pereira, em Vitória.

“O Festivalzinho de Cinema de Vitória é uma das janelas de exibição mais especiais realizadas na programação do Festival de Cinema de Vitória. As sessões são um importante espaço para a formação de plateia, além de promover o intercâmbio entre a cultura e a educação, ao [proporcionar] o encontro dos estudantes com o universo do audiovisual”, explica Lucia Caus, diretora do Festival de Cinema de Vitória.

O 24º Festivalzinho de Cinema de Vitória faz parte da programação do 31º Festival de Cinema de Vitória e conta com o patrocínio máster do Instituto Cultural Vale através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Conta também com o apoio da Secretaria de Cultura da Ufes, da Rede Gazeta e do Canal Brasil. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Categorias relacionadas