Cine Metrópolis recebe expoentes da cultura urbana para bate-papo sobre empreendedorismo

O Cine Metrópolis recebe, nesta quarta-feira, 13, a abertura da sexta edição do Festival Origraffes, com o encontro de dois expoentes do rap e da cultura urbana no Brasil. A partir das 19 horas, MC Marechal e KL Jay (DJ dos Racionais MC’s) batem um papo sobre Cena Rap: Percurso Empreendedor, mediados pelos artistas capixabas Fredone e MC Adikto. Os ingressos para o evento estão esgotados.

A ideia do encontro, segundo o idealizador e diretor executivo do festival, Starley Graffiti, é ampliar o “repertório cultural e estratégico” dos agentes culturais e artistas que representam a cultura urbana no Espírito Santo. “Para muitos dos nossos, o sentir que é possível já é algo de grande valia. Mas essa energia sem organização se dissipa e muitos talentos caem no ostracismo", afirma.

O tema do empreendedorismo na cena do rap surgiu em uma das edições do Origraffes, durante um debate com rappers no Museu Capixaba do Negro (Mucane). “Um artista chamado Sasquate, do coletivo Forno Mental, de Aracruz, provocou os convidados a falarem sobre empreendedorismo musical. A ideia ficou maturando e agora conseguimos articular esse bate-papo", lembra.

Para o idealizador, as presenças de MC Marechal e KL Jay, “dois grandes nomes da nossa cultura de rua”, agregam na cena capixaba como uma “injeção de ânimo” para dar seguimento aos projetos em que os artistas acreditam, “do jeito que acreditam”.

Programação

O festival continua entre os dias 15 e 17 de dezembro, na praça central do bairro Feu Rosa, na Serra. A programação conta com ações de pintura coletiva (graffiti - foto), batalhas de MCs e de breaking, slam de poesia, campeonato de skate e atrações musicais, entre outras atividades culturais.

O Festival Origraffes tem patrocínios da ES Gás e da EDP, viabilizados por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A programação conta ainda com parcerias da Prefeitura Municipal da Serra, da Associação de Moradores de Feu Rosa, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Marinete de Souza Lira, Maely OOH, Renove Colchões, Grupo Coroa, Tekbond Saint-Gobain e Cine Metrópolis, por meio da Secretaria de Cultura da Ufes.

 

Texto: Leandro Reis
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.