Cineclube Metrópolis estreia documentário capixaba em sessão especial com debate e show do Duo Ogó

19/06/2024 - 12:18  •  Atualizado 21/06/2024 10:17
Texto: Com informações do Cine Metrópolis     Edição: Thereza Marinho
Imagem de uma cena do filme A Serena Onda que o Mar me Trouxe. Nela, em uma calçada, um homem segura nas mãos um menino e uma menina. Os três posam para uma foto, tendo ao fundo a imagem da Praça dos Três Poderes, em Brasília.

O Cineclube Metrópolis inicia mais uma semana com muitas emoções e a estreia do sensível filme A Serena Onda que o Mar me Trouxe, de Edson Ferreira, que chega à tela do cinema nesta quinta-feira, 20, às 20 horas, em uma sessão especial, com bate-papo com o diretor do filme. Antes dela, a partir das 19h15, haverá uma apresentação do Duo Ogó, integrado pelos músicos Gessé Paixão e Vitor Martins. Os ingressos já estão à venda neste link.

Além dessa estreia, seguem em cartaz os filmes Levante, de Lillah Hallah, que traz o urgente tema do aborto, e La Chimera, de Alice Rohrwacher.

A Serena Onda que o Mar me Trouxe é uma revisita do próprio diretor, Edson Ferreira, ao legado de seu pai, Edson Silva (1930-2018), um homem preto, nordestino, que fez dos olhares de afeto a sua escola de vida. O filme é uma produção capixaba que dá continuidade à pesquisa afrocentrada do cineasta.

Em cartaz

Após uma semana de intensas discussões acerca do Projeto de Lei 1904/2024, o chamado "PL do aborto", continua em cartaz Levante, filme de Lillah Halla que discute a justiça reprodutiva e a interrupção voluntária da gravidez por uma perspectiva jovem e queer. O filme apresenta a história de Sofía, que, aos 17 anos, precisa lidar com uma gravidez indesejada enquanto concorre a uma bolsa internacional como atleta. Ao buscar meios de interromper a gravidez, ela acaba sendo vítima de um grupo fundamentalista cristão, que provoca um efeito manada contra a liberdade, a autonomia e os sonhos da jovem. O longa, premiado na Semana da Crítica do Festival de Cannes, é estrelado por Domenica Dias, filha do rapper Mano Brown.

Imagem
Imagem do filme Levante. Nela, um close do rosto da protagonista diante de uma rede de vôlei.

Em sua última semana de exibição, o público ainda poderá assistir a La Chimera, dirigido pela premiada diretora Alice Rohrwacher (conhecida por As Maravilhas e Lázaro Feliz). O filme é ambientado em La Chimera, região da zona rural da Toscana. A história acompanha uma gangue de ladrões de antigos objetos funerários e maravilhas arqueológicas e Arthur, que busca sua amada Beniamina. Para encontrá-la, ele desafia o invisível e procura por um mitológico caminho para a vida após a morte. O filme é estrelado pela atriz brasileira Carol Duarte (A Vida Invisível).

Festivalzinho

A partir de segunda-feira, 24 de junho, o Cine Metrópolis vai sediar o 24º Festivalzinho de Cinema de Vitória, no qual estudantes da rede municipal e estadual de ensino previamente inscritos poderão conferir filmes infantojuvenis de diversas partes do Brasil. As sessões do festival seguem até 28 de junho.

A programação completa da semana está disponível no site do Cinema e no arquivo anexado abaixo. Não haverá sessões no domingo, dia 23, e, devido à realização do Festivalzinho, também não haverá o curso Imagens do Cinema no dia 26.

Os ingressos custam R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia). Estudantes da Ufes têm entrada subsidiada mediante apresentação da carteira estudantil ou comprovante de matrícula e documento com foto. Pagamentos podem ser feitos por Pix, dinheiro e cartões de débito ou crédito.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (27) 4009-2379/2376, das 8 às 18 horas, ou pelo e-mail cinemetropolis@ufes.br.

Categorias relacionadas