Bailarinos de 21 municípios brasileiros sobem ao palco do Teatro Universitário neste fim de semana, durante as atividades do 3º Festival Internacional de Dança do Espírito Santo (Fides). O evento conta com mostras competitivas, workshops e premiações, incluindo bolsas e contratos para companhias profissionais de dança dentro e fora do Brasil.
As apresentações acontecem no sábado, 12, e no domingo, 13, sempre a partir das 13 horas. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados pelo site Even3. A organização do Fides solicita a doação de 1 quilo de alimento (feijão, arroz, leite em pó ou café). Já os workshops, também gratuitos, ocorrem nesta sexta, 11, na escola Pimenta Dance, e ainda estão com as inscrições abertas. Veja a programação completa no arquivo anexado abaixo.
Segundo a organizadora do festival, Liviane Pimenta, o Fides receberá cerca de 400 participantes, entre bailarinos que se apresentarão no teatro e inscritos nos workshops. Os candidatos da Mostra Competitiva serão julgados por profissionais como Meritxell Paradell, da Royal Academy of Dance (Inglaterra), e Gisela Vaz, presidente do Conselho Brasileiro da Dança. Os bailarinos concorrem a certificados, medalhas, troféus, bolsas para festivais nacionais e internacionais, além de contratos em companhias de dança.
“Os critérios [das avaliações] são técnica apurada na dança, musicalidade, desempenho artístico, flexibilidade, força e outros quesitos que os jurados poderão ver em cada apresentação das coreografias”, explica a organizadora.
Além de representantes capixabas, o Fides recebe bailarinos de Belém (PA), São Leopoldo (RS), Barra das Garças (MT), Macapá (AP), Natal (RN), Arraial do Cabo (RJ), Liberdade (MG), Campos dos Goytacazes (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Antes da edição em Vitória, o festival deste ano já passou por Vila Velha, Serra, Aracruz e Fundão, totalizando cerca de 2 mil participantes.
O Fides é organizado pelo Instituto Corpo e Mente e tem patrocínio do Instituto Cultural Vale através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Foto: Divulgação