Começa o período de matrícula nas disciplinas para o semestre letivo 2021/1

01/06/2021 - 11:39  •  Atualizado 02/06/2021 19:58

Foi aberto nesta terça-feira, 1º de junho, o período de solicitação de matrícula em disciplinas para o semestre letivo 2021/1. De acordo com o calendário acadêmico aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes, os estudantes que já cursam graduações na Universidade têm até o dia 7 de junho para fazer a solicitação por meio do Portal do Aluno.

Os ingressantes pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terão suas matrículas realizadas de forma automática pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Ufes.

As solicitações de matrícula serão processadas nos dias 8 e 9 de junho, e o resultado será disponibilizado no dia 10, também no Portal do Aluno. As aulas do primeiro semestre letivo de 2021 terão início em 14 de junho. Nos dias 14 e 15 de junho, o sistema será aberto para o cancelamento de disciplinas. Já entre 2 e 8 de julho, os estudantes poderão fazer o ajuste de matrícula, solicitando o ingresso em novas disciplinas ou o cancelamento de disciplinas nas quais já estejam matriculados.

Earte

Conforme a Resolução 20/2021, aprovada pelo Cepe, as aulas do semestre letivo 2021/1 serão realizadas no formato remoto, por meio do modelo Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte), e em formato híbrido em situações específicas, sendo restrito à carga horária prática das disciplinas teórico-práticas e/ou práticas que requeiram laboratórios especializados e/ou trabalhos de campo.

A resolução prevê ainda que o ensino híbrido só poderá ocorrer nos campi e períodos classificados como Fase 3 pelo Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes), à exceção dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Nutrição, que poderão ofertar disciplinas no modelo híbrido na Fase 2, desde que garantidas todas as medidas de biossegurança determinadas pelo COE-Ufes e pelo respectivo centro de ensino.

No último Boletim Informativo, publicado em 26 de maio, o COE-Ufes manteve a recomendação de que a Universidade permaneça seguindo a fase 2 do Plano de Contingência, em que as atividades administrativas e acadêmicas ocorrem prioritariamente de forma remota, com exceção das previstas na legislação vigente e nas resoluções dos Conselhos Superiores da Ufes.

Acolhimento

Nos dias 8 e 9 de junho, às 9 horas, a Prograd realizará um evento on-line de acolhimento aos estudantes por meio do canal Ufes Oficial no YouTube. A aula inaugural abordará o tema A universidade pública e sua aposta ética, estética e política de afirmação da vida. A programação do acolhimento também contará com uma sessão cultural e explicações sobre serviços e setores da Universidade.

O semestre letivo especial 2021/1 termina em 9 de outubro.

Texto e foto: Thereza Marinho