Comitê em Defesa da Ufes manifesta apoio à mobilização nacional de 29 de maio

27/05/2021 - 17:42  •  Atualizado 01/11/2022 09:20

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 27, a primeira reunião (foto) da nova composição do Comitê em Defesa da Universidade Federal do Espírito Santo, formado por representantes da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), do Sindicato dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da Administração Central. O Comitê, que já havia atuado em 2019 contra os cortes orçamentários realizados pelo governo federal naquele ano, foi reinstalado e tem o objetivo de refletir e propor ações conjuntas em defesa da instituição e da educação superior pública, gratuita e de qualidade.

Nesta primeira reunião, o Comitê manifestou apoio à mobilização nacional agendada para o próximo sábado, 29. O ato público vai protestar contra a extensão e o agravamento da pandemia provocada pela falta de planejamento e a lentidão no processo de vacinação, contra os cortes e contingenciamentos financeiros do governo federal, que têm ameaçado o funcionamento de instituições públicas de ensino superior de todo o país e prejudicado a pesquisa científica com os cortes em bolsas de pesquisa, entre outras pautas. Também vai reivindicar pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja data de aplicação em 2021 ainda não foi definida.

Em Vitória, a mobilização terá início às 15 horas, com concentração no campus da Ufes em Goiabeiras. As entidades que organizam o ato destacam que o protesto seguirá os protocolos sanitários para evitar a contaminação pelo coronavírus.

Cortes

Após sucessivos cortes nos orçamentos dos últimos cinco anos, a Ufes chega a 2021 com graves dificuldades financeiras, mesmo com ações de austeridade nos gastos e ajustes de despesas. Os cortes realizados neste ano, se comparado a 2020, correspondem a 18,2% nos recursos provenientes do Tesouro para custeio, 22,8% nos recursos de capital e 18,3% nos de assistência estudantil.

No dia 13 de maio, depois que diversas universidades deixaram claro que poderiam suspender atividades por falta de dinheiro, o governo federal liberou uma parte dos recursos que estavam condicionados. No entanto, segundo informações da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) da Ufes, a liberação dos recursos ajuda, mas não resolve o problema, pois o orçamento para o funcionamento da Universidade permanece 20% menor do que no ano passado. Além disso, ainda permanecem bloqueados R$ 13,6 milhões. Os recursos disponíveis são insuficientes para a Ufes chegar ao final do ano com os pagamentos em dia.
Saiba mais em Cortes, contingenciamento, veto e bloqueio de verbas sufocam Universidade.

Conheça quem compõe o Comitê em Defesa da Universidade Federal do Espírito Santo:

Entidades:

- Adufes: Edson Pereira Cardoso (titular) e Aline de Menezes Bregonci (suplente)

- Diretório Central dos Estudantes: Hilquias Moura Crispim (titular). Aguardando indicação de suplente

- Sintufes: Luar Santana de Paula (titular) e Joanicy Leandra Pereira (suplente)

Administração Central:

- Gabinete da Reitoria: Zenólia Christina Campos Figueiredo (titular) e Claudia Patrocinio Pedroza Canal (suplente)

- Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci): Gustavo Henrique Araújo Forde (titular) e Paula Cristina da Costa Silva (suplente)

- Pró-Reitoria de Graduação (Prograd): Claudia Maria Mendes Gontijo (titular) e Kalline Pereira Aroeira (suplente)

- Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan): Rogério Naques Faleiros (titular) e Aldous Pereira Albuquerque (suplente)

Texto: Thereza Marinho